AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

5 motivos para acreditar que Jove de ‘Pantanal’ é um verdadeiro ‘boy lixo’

Telespectadores reuniram algumas cenas problemáticas do comportamento de Jove

Milena Garcia, repórter da AnaMaria Digital Publicado em 13/05/2022, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rapaz já se envolveu com Juma, Guta e Nayara em ‘Pantanal’ - TV Globo
Rapaz já se envolveu com Juma, Guta e Nayara em ‘Pantanal’ - TV Globo

O casal Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma Marruá (Alanis Guillen) está dando o que falar em ‘Pantanal’. Entretanto, nem tudo são flores entre os protagonistas da trama das nove da TV Globo…

Alguns telespectadores da novela têm reparado alguns comportamentos tóxicos, machistas e até mesmo abusivos do filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) - o que levanta uma série de bandeiras vermelhas quanto à romantização do casal.

Para além disso, as atitudes anteriores de Jove com Nayara (Victoria Rossetti) e Guta (Julia Dalavia) também geraram incômodos entre o público - assim como a maneira que ele sempre busca parecer ‘desconstruído’ diante de temáticas feministas.

A seguir, a AnaMaria Digital reuniu cinco comportamentos de Joventino que foram apontadas pelos usuários do Twitter como típicas de ‘boy lixo’ ou ‘esquerdomacho’, que é quando alguém busca aparentar ser progressista para mascarar atitudes problemáticas. Confira!

1. Não respeita limites

Um dos primeiros motivos a despertar a pulga atrás da orelha do público foi a cena em que Jove resolveu tirar as roupas para tomar banho de rio em frente à Juma. Para muitos telespectadores, isso foi entendido como uma ato de desrespeito - uma vez que a menina-onça não escondeu o desconforto com a situação.

Não suficiente, Jove ainda minimizou o constrangimento de Juma, que nunca tinha visto um homem nu antes. “Qual foi Juma, deixa de bobagem! É só um corpo! Igual o seu”, disse em resposta às reclamações dela.

O rapaz ainda tentou se aproximar da pantaneira, depois de muita insistência para que ela também entrasse no rio, porém, a moça recusou e saiu correndo da água. 

2. Falta de responsabilidade afetiva

As relações amorosas anteriores de Jove também deram o que falar entre os telespectadores. Primeiro, ele terminou o envolvimento com Nayara no Rio de Janeiro (RJ) sem mais nem menos. Mesmo que os dois não tivessem um ‘acordo de exclusividade’, o rapaz não foi claro quanto aos seus planos e sentimentos por ela - nem ao menos contando sobre sua viagem ao Pantanal.

Algo parecido aconteceu com Guta tempos depois. Eles começaram a sair e a moça acabou criando expectativas quanto ao futuro da relação. No entanto, Jove simplesmente deu as costas a ela para ficar com Juma como se tudo não passasse de um lance qualquer.

Em nenhum dos casos houve um diálogo para alinhar as expectativas de cada um, o que foi visto por parte do público como falta de responsabilidade emocional - ao invés de puro desapego pregado pelo personagem.

5. Culpabilização da vítima

Para além de ‘abandonar’ Nayara, Jove manipulou a situação de maneira a parecer que ela era culpada por ter se envolvido demais. Uma das falas da patricinha deixa essa culpabilização bem evidente:

"A gente passou um ano e meio juntos, eu te levei para minha casa, te levei para conhecer minha mãe, meus amigos todos te amam, meu avô pergunta de você, e você tá falando que a gente não tem nada?", ressaltou em uma discussão com o ex.

4. Se aproveita de Juma

Há quem considere que Jove abusa da inocência de Juma para conseguir o que quer. Um exemplo disso foi a viagem que eles fizeram ao Rio de Janeiro. Começando pelo fato de que a ideia partiu 100% dele, apesar dela ter topado posteriormente.

Outro ponto é que, considerando que Juma jamais havia deixado o Pantanal, Jove sequer explicou a ela o quão longe seria a viagem ou que ela não poderia voltar para casa quando bem entendesse. Tanto que Marruá pediu diversas vezes para ir embora quando eles chegaram ao destino.

5. Discursos ‘feministas’ na ponta da língua

Mesmo com todos esses comportamentos tidos como problemáticos, Jove não perde tempo quando o assunto é ensinar outros homens a tratar bem as mulheres. Pelo contrário, alguns telespectadores de ‘Pantanal’ consideram que o rapaz aproveita para dar lições de moral aos outros como uma forma de ‘pagar de bom moço’ para os demais.