AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Programação da TV / TODO DIA A MESMA NOITE

Associação de vítimas da Boate Kiss nega processo contra Netflix

Familiares e sobreviventes da tragédia divulgaram uma nota revelando ter concordado com a produção

Da redação Publicado em 30/01/2023, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série 'Todo Dia a Mesma Noite', da Netflix - Netflix/Divulgação
Cena da série 'Todo Dia a Mesma Noite', da Netflix - Netflix/Divulgação

A Associação de Vítimas da Tragédia de Santa Maria, que presta apoio aos familiares e sobreviventes do incêncido da Boates Kiss, emitiu uma nota, no último domingo (29), para negar um suposto processo contra a série 'Todo Dia a Mesma Noite', baseado no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex, produzida pela Netflix.

No comunicado, os membros da associação esclareceram que estavam ciente da série e que sentem-se representados pelo livro e pela produção, que aborda de maneira ficcional a luta por justiça dos pais que perderam filhos e dos sobreviventes da tragédia da Boate Kiss.

“A produção não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas sim um recorte das quatro famílias de pais que foram processados. Todos os familiares de vítimas e sobreviventes retratados por personagens da obra estavam cientes e em concordância”, diz o texto assinado pelo presidente da associação, Gabriel Rovadoschi Barros, que sobreviveu ao incêndio.

Ele destacou que não há intenção alguma de mover um processo contra a Netflix. “Reiteramos que não estamos movendo nenhum processo contra as produções, nem pretendemos, por acreditarmos na potência das produções na luta por justiça e pela memória.”

"Recontar essa história sginifica denunciar as inúmeras negligencias e tentativas de silenciamento que encontramos pelo caminho, além de auxiliar na prevenção para que esse tipo de tragédia não aconteça com mais nenhuma família [...] Mostrar a morosidade, a burocracia e como é o sistema judiciário brasileiro serve como denúncia e como protesto", afirma a nota.

Por fim, o comunicado ressalta que não houve dinheiro pago pela Netflix para contar a história. "Não há nenhum valor sendo pago a nós com a produção, e o que ganhamos é a crença no fortalecimento na luta por justiça e pela memória. Para que não se repita", conclui.

ENTENDA

A Associação de Vítimas da Tragédia de Santa Maria resolveu se pronunciar após alguns pais de vítimas revelarem que não foram informados da produção da Netflix e cogitarem um processo contra a plataforma.

“Nós fomos pegos de surpresa, ninguém nos avisou, ninguém nos pediu permissão. Nós queremos saber quem está lucrando com isso. Não admitimos que ninguém ganhe dinheiro em cima da nossa dor e das mortes dos nossos filhos. Queremos entender quem autorizou, quem foi avisado, porque muitos de nós não fomos”, afirmou o empresário Eriton Luiz Tonetto Lopes, que perdeu a filha Évelin Costa Lopes na tragédia, em entrevista ao GZH.

“Há pais passando mal por causa da série. O mínimo que exigimos agora é que uma parte do lucro seja repassado para tratamento de sobreviventes e para a construção do memorial da Kiss. Nós não queremos nenhum dinheiro para nós”, continuou.

Vale destacar que os pais que pretendem processar a Netflix não fazem parte da associação, que é retratada na trama.

'Todo Dia a Mesma Noite' tem cinco episódios e foi lançada no último dia 25. Desde então, a série está no top 10 de mais assistidas do serviço de streaming. Os autores pouparam as vítimas, que não foram envolvidas diretamente na construção e desenvolvimento de roteiro.

A tragédia da Boate Kiss, que matou 242 pessoas, completou 10 anos no último dia 27 de janeiro. Os quatro réus do processo tiveram o julgamento anulado e estão em liberdade.