AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / PERIGO!

Carnaval: infectologista alerta para prevenção da Covid e ISTs na folia

Aglomerações e uso de bebidas em excesso tornam o contágio ainda mais fácil durante o Carnaval

Blocos de rua tomam conta das ruas do país. - Fernando Maia | Riotur
Blocos de rua tomam conta das ruas do país. - Fernando Maia | Riotur

O Carnaval começou! A época do ano marcada por alegria, bloquinhos e muito samba espalhados pelas ruas de todo o Brasil começou neste sábado (10). Mas o feriado mais esperado por muita gente não é marcado só por coisa boa: por isso vale o alerta contra a covid-19, ISTs e outros males.

Isso porque, o período de festejos também é conhecido por muita aglomeração e, claro, pegação. Por isso, cuidados com a saúde são necessários para evitar que a diversão se torne um problema. Claudilson Bastos, infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, faz alertas.

Para o especialista, a prevenção é o melhor caminho, principalmente com relação a doenças infecciosas ou infectocontagiosas, como a Covid-19, e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): "Neste período de festas, temos mais contatos com as pessoas, inclusive de outros países".

"O que aumenta o risco de transmissibilidade, principalmente por vírus como a SARS-CoV-2, que tem a transmissão aérea por meio de gotículas. Por isso, manter a vacinação em dia é importante para evitar possíveis complicações graves provocadas pela doença”, alerta Bastos, acrescentando que a imunização contra a Covid-19 está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

SEXO PROTEGIDO!

Com relação às ISTs, o médico alerta os foliões sobre a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais, inclusive durante o sexo oral: “É muito comum que, por conta das bebidas em excesso nessas festas, as pessoas acabam se descuidando e deixando a camisinha de lado, o que é o perigo. Por isso, ter o preservativo em mãos é essencial, tanto para os homens como para as mulheres”, afirma.

Bastos lembra ainda que, em grandes festas populares, como o Carnaval, o  Governo promove campanhas de conscientização. Uma das medidas, é a distribuição gratuita de camisinhas e de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com o uso de medicamentos para evitar a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Além disso, os órgãos de saúde fazem a testagem de IST, HIV/ Aids e hepatites. “Paralelamente ao uso do preservativo, é importante fazer os testes para detecção de doenças. Desta forma, o indivíduo pode iniciar logo o tratamento, evitando complicações das ISTs”, pontua Bastos.