AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / SAIBA MAIS

Conheça a demência frontotemporal, doença de Bruce Willis

Bruce Willis foi diagnosticado com Demência Frontotemporal.

A demência frontotemporal não tem cura e pode piorar com o tempo. - Instagram e Drauzio Varella.
A demência frontotemporal não tem cura e pode piorar com o tempo. - Instagram e Drauzio Varella.

Após a esposa de Bruce Willis, conhecido por seu papel na franquia 'Duro de Matar', divulgar o diagnóstico de demência frontotemporal do ator de 67 anos, os sites de buscas foram inundados de pesquisas sobre a doença.

Afinal, do que se trata a doença responsável por 5% a 10% dos casos de síndromes demenciais? Muito além dos problemas de comunicação informado por Emma Willis, esposa de Bruce, a demência frontotemporal também é conhecida por outros sintomas.

Entre eles, o site do Dr. Drauzio Varella aponta crise de depressão tardia, acompanhada de alguns distúrbios comportamentais, como negligência com os cuidados pessoais e de higiene e desatenção. Além dos citados, o paciente também pode demonstrar uma agressividade acima do normal, além de distúrbios cognitivos, rigidez mental, hiperoralidade, labilidade emocional.

Apesar do diagnóstico do astro internacional, a doença é mais comum em mulheres do que em homens. Mas, como o próprio caso de Willis aponta, pessoas do sexo masculino não estão livres do problema. Por isso, atenção redobrada para todos acima dos50 anos de idade. 

Questionado sobre quais mudanças comportamentais podem ser citadas como exemplo para a doença, o psiquiatra Sergio Hototian, entrevistado por Dráuzio, cita casos de acidentes de trânsito mesmo em um motorista experiente, ou até mesmo a perda de habilidades para estacionar. 

"As alterações comportamentais podem ser observadas com mudança de hábitos norteados por padrões morais diferentes: mudança de religião, surgimento de tabagismo ou alcoolismo tardios. A questão principal é a dificuldade para a realização ou execução de tarefas, chamadas de disfunção executiva", acrescenta.

Enquanto isso, o diagnóstico é feito graças a exames de neuroimagem funcional, responsáveis por mostrar com alta eficácia e acurácia, padrões comuns em casos da doença. Além disso, técnicas de neuroimagem funcional, um tipo de tomografia, também estão sendo aprimoradas com o tempo.

Vale lembrar que a doença não tem tratamento.

O CASO DE BRUCE WILLIS

Identificado com afasia há pouco mais de um ano, o ator Bruce Willis recebeu um novo diagnóstico nesta quinta-feira (16): demência frontotemporal. A informação foi divulgada por Emma Willis, esposa do galã.

Ela usou as redes sociais para comentar o estado de saúde do protagonista da franquia 'Duro de Matar' e agradecer as mensagens de apoio recebidas. Segundo Emma, a condição médica de Bruce piorou desde oúltimo ano, o que levou ao diagnóstico mais específico que o anterior.

A esposa de Willis também anexou um link para o comunicado completo, que é assinado por ela e pelas filhas do ator. Emma ainda compartilhou um informativo sobre a gravidade da doença do astro estadunidense.