AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / DEMISSÕES

Corte de gastos: TV Globo demite jornalistas com mais de 20 anos de emissora

Fábio William e Fabio Turci foram alguns dos afetados na onda de demissões na TV Globo

Redação Publicado em 05/04/2023, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Onda de demissões na TV Globo afetou mais quatro jornalistas nesta quarta-feira (5) - TV Globo
Onda de demissões na TV Globo afetou mais quatro jornalistas nesta quarta-feira (5) - TV Globo

A onda de demissões na TV Globo não poupou até mesmo veteranos na emissora. Nesta quarta-feira (5), foi divulgado que jornalistas como Fábio William, César Galvão, Fabio Turci e Zelda Mello - todos na empresa há mais de 20 anos - foram demitidos com a justificativa de corte de gastos. 

Enquanto César, Fabio e Zelda atuavam como repórteres em São Paulo, William atuava como âncora do DF1, cobrindo o jornal brasiliense há 12 anos.

Fábio William chegou ao canal em 1996, na GloboNews como repórter e apresentador do Jornal das 10. Já em 1998, foi movido para o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo. Em 2003, se tornou representante de Brasília no Jornal Nacional. Em 2011, assumiu o posto no qual permaneceu até o fim da jornada Global: no DF1, jornal da tarde do Distrito Federal.

César Galvão entrou na Globo em 1999 como especialista em assuntos como violência e segurança pública. O veterano atuava em telejornais paulistanos.

Zelda Mello estava na emissora do plim plim desde 1996. O ex-correspondente estadunidense Fabio Turci, presente desde 2003, também deixou a Globo. Por terem mais tempo de casa, seus salários eram os maiores.

MOTIVOS 

Em nota enviada ao portal Notícias da TV, a emissora justificou: "A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa".

A declaração ainda cita uma 'disciplina de custos' presente na Globo. "Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento", disse.

Anteriormente, o corte de gastos já havia sido pauta com as demissões que aconteceram na última terça-feira (4). O site TV Pop acessou um comunicado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro detalhando as demissões por meio de uma reunião com Edmundo Lopes, chefe de recursos humanos da TV Globo.

“A empresa passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá 'demissões pontuais' em abril e maio. O representante da empresa afirmou que não se trata de demissões em massa e que os cortes atingirão os salários mais altos que, segundo ele, estão incompatíveis com o mercado”, afirmou o trecho.

MAIS DEMISSÕES

O quarteto deu adeus aos estúdios Globo ao lado de 10 profissionais da TV descartados pela emissora. Entre eles, a editora-chefe do 'Bom dia São Paulo', Márcia Corrêa, no cargo desde 2008 e há 33 anos no canal.

No g1, portal de notícias da Globo, quatro repórteres foram desligados. Na GloboNews, canal por assinatura da emissora, três atuantes foram demitidos, incluindo Anna Karina Bernardoni, chefe de programas e supervisora-executiva de projetos especiais. A editora e apresentadora do DF,  Márcia Witczak também não escapou da onda de demissões. 

Na última terça-feira (4), três profissionais de longa data da emissora já haviam sido demitidos: os repórteres Eduardo Tchao, Mônica Sanches e Luciana Osório. Tudo indica que mais dispensas serão feitas ao longo das próximas semanas.