AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / SAIBA MAIS

Quem não treina pode tomar suplemento? Confira mitos e verdades sobre o Whey

Whey Protein é um dos principais suplementos alimentares

MyWhey é o drink proteíco da Integralmédica. - Integralmédica
MyWhey é o drink proteíco da Integralmédica. - Integralmédica

Uma das maiores dúvidas para quem está entrando na academia ou em outra rotina de exercícios físicos é quanto à alimentação. Aliado ao consumo de alimentos mais saudáveis, surgem dúvidas sobre a tão temida suplementação e seus inúmeros mitos e verdades.

E não faltam opções: creatina, termogênico e hipercalóricos são alguns deles. E, claro, o mais famoso, o Whey Protein, que são produtos que visam o aumento de músculo graças a alta quantidade de proteína presente.

Além da versão mais comum, em pó e geralmente é diluída na água ou leite, os fabricantes estão buscando mais soluções para agradar os paladares mais rigorosos. Mas as dúvidas ainda seguem: o suplemento engorda? Tem contraindicação? Podem ser ingeridos por quem não treina?

É o que AnaMaria Digital vai te responder! Laís de Oliveira Cherubin, nutricionista e analista de produtos da Integralmedica, vai falar sobre os principais mitos e verdades sobre a suplementação. A marca é líder em suplementação esportiva e detentora do My Whey, drink proteíco pronto para beber.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Não me exercito. Posso ingerir drinks proteícos?

Verdade. A profissional destaca que os produtos à base de proteína são benéficos à saúde de modo geral. Ou seja, são usados para enriquecimento da dieta, fortalecimento muscular, imunidade, saúde óssea e saciedade de todos, independente de ser adepto ou não de exercícios físicos.

É uma boa fonte de proteínas.

Verdade. O drink proteíco da Integralmedica está disponívem em quatro sabores: chocolate, com 20g de proteína, e morango, banana e coco, todos com 19g. Para dimensionar a quantidade do nutriente, um ovo tem 6g, enquanto 100g de frango possui cerca de 30g de proteína.

Três ou quatro ovos seriam necessários para chegar na quantidade de proteínas presentes na bebida de suplementação. 

Substitui uma refeição.

Mito. Apesar da alta quantidade de proteínas, nenhuma suplementação substitui a alimentação comum. Uma refeição com arroz, feijão, frango, salada e vegetais, por exemplo, oferece fibras, carboidratos, gordura e, claro, proteína.

O objetivo dos suplementos é complementar alguma possível falta de nutriente. No caso dos proteícos, aumentar o nível da substância no organismo.

Engorda?

Depende. Inicialmente vale ressaltar que, quando ingerido em porções controladas e indicadas, o suplemento de proteína não irá causar aumento de peso. Porém, por não ser um alimento de baixa densidade calórica, o consumo exagerado pode ocasionar mudanças indesejadas.

Pode ser ingerido diariamente?

Assim como tudo ligado à alimentação, a necessidade pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é buscar o acompanhamento profissional. Mas, de modo geral, a nutricionista ressalta que drinks proteícos como o My Whey podem ser ingeridos diariamente.

O acompanhamento médico também é recomendado para quem busca saber qual a quantidade de proteína diária indicada para ser consumida diariamente. O número varia de acordo com os objetivos - emagrecimento, luta contra doenças, ganho de massa muscular - de cada um.

Substitui a versão em pó?

Verdade. Drinks proteícos são uma alternativa mais prática e rápida para ingestão de proteínas. Os dois oferecem basicamente os mesmos benefícios, mas a versão já pronta dispensa outras misturas, diluição, coqueteleiras ou scoops.

Há contraindicações para diabéticos, gestantes ou intolerantes à lactose.

Mito. "O My Whey não possui leite nem lactose em sua composição, por isso é seguro para pessoas intolerantes ou alérgicas a esses compostos", esclarece Laís.

A nutricionista ressalta que a bebida não tem nenhuma contraindicação. No entanto, para pessoas com doenças pré-existentes, a indicação é consultar um médico ou nutricionista antes do consumo. 

Para quem se exercita, é melhor pré ou pós-treino?

"Quando falamos de atletas, é interessante que as proteínas sejam consumidas no momento pós-treino á fim de otimizar a recuperação muscular", esclarece Laís.

A nutricionista completa: "Em pessoas que não são atletas, as bebidas proteicas podem ser consumidas em qualquer momento do dia com o objetivo de complemento e enriquecimento da alimentação diária.