AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / CARNAVAL 2024

Vai viajar no Carnaval? Confira as principais dicas antes de pegar a estrada

André Oliveira, diretor de engenharia da Ford na América do Sul, separou dicas para os motoristas no Carnaval

Promessa de estradas cheias durante o período de festas. - Fernando Frazão/Agência Brasil
Promessa de estradas cheias durante o período de festas. - Fernando Frazão/Agência Brasil

O Carnaval2024 está cada vez mais próximo! Com ele, as ruas estarão lotados de blocos e trios elétricos - e as estradas, de veículos. Amantes da folia em busca de cidades mais agitadas ou os mais quietos e reservados fugindo dos grandes centros: o trânsito promete ser intenso.

Só na cidade de São Paulo, a expectativa é de que mais de 2 milhões de veículos utilizem as rodovias, sobretudo nos sentidos do litoral e interior, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No Rio, a expectativa da Ecoponte é que 1,8mi de carros atravessem a Ponte Rio-Niterói.

Para garantir uma viagem segura e tranquila, é importante considerar alguns pontos. Pensando nisso, André Oliveira, diretor de engenharia da Ford na América do Sul separou algumas dicas para os motoristas da vez. AnaMaria Digital te conta as principais:

Entre os itens essenciais, claro, estão o planejamento da a viagem com a maior antecedência possível, além da realização da manutenção adequada do veículo. Seguir todas as leis de trânsito é outro item que não pode ser esquecido.

CUIDADO REDOBRADO

  •  Documentação: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) são os dois documentos obrigatórios segundo as leis brasileiras.
  • Revisão completa do veículo: Atenção para freios, pneus, óleo, fluidos e sistemas elétricos.
  • Planejamento da rota: Tenha um plano de contingência para casos de emergência ou mudanças inesperadas nos planos de viagem.
  • Ferramentas básicas e itens de emergência: Kit de primeiros socorros, lanterna, cabos de ligação e um pneu sobressalente em bom estado, conforme exije a legislação
  • Pausas regulares: Esticar as pernas, descansar os olhos, se alimentar também são importantes.

USO DA TECNOLOGIA

André Oliveira também reforça a importância da tecnlogia: "Saber quais recursos tecnológicos o veículo oferece e como acioná-los é primordial". Para garantir a máxima segurança e conforto de todos os ocupantes, a Ford investiupacotes completos de assistência à direção em seus veículos, como:

  • Sistema de alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres: em casos de uma possível colisão, o veículo emite um alerta luminoso e sonoro no painel de instrumentos, e, caso o condutor não tenha uma rápida reação, o sistema de frenagem é acionado automaticamente. Quando a colisão não pode ser evitada apenas pela frenagem, o sistema de manobras evasivas é acionado para auxiliar o motorista a desviar do obstáculo à frente, reduzindo o esforço ao volante.
  • Sistema de permanência em faixa: por meio de uma câmera no para-brisas, o sistema rastreia as faixas de rolamento da via e, ao detectar uma saída involuntária, exerce um torque de direção para que o veículo retorne ao centro da pista. Em caso de desvios recorrentes, aplica-se uma vibração no volante e um aviso no painel sugerindo uma parada para garantir uma condução mais segura.
  • Piloto automático adaptativo com Stop and Go: o piloto automático possui ajuste de velocidade e distância de objetos, para sempre manter uma distância segura em relação ao carro da frente. O sistema também é capaz de frear o veículo quando o trânsito para e de voltar a acelerar em paradas de até 3 segundos.
  • Sistema de monitoramento de ponto cego:sistema que conta com sensores que informam o motorista, por meio de um alerta luminoso nos retrovisores, sobre veículos que estiverem no ponto cego, auxiliando o condutor a fazer movimentações de mudança de faixa com mais segurança.
  • Farol alto automático: uma câmera no vidro dianteiro dos veículos da montadora detecta as condições de iluminação do ambiente e altera entre farol alto e baixo automaticamente.
  • Controle automático de descida: para ajudar a direção dos veículos da marca norte-americana, o motorista pode utilizar o controle automático de descidas, que mantém a velocidade do veículo em declives acentuados, inclusive em superfícies escorregadias. Mesmo com o sistema ativado, o motorista continua no controle do veículo, podendo acionar o acelerador ou o pedal do freio a qualquer momento.
  • Sistema multimídia com comando de voz: o SYNC, sistema multimídia dos veículos da Ford, permite que o motorista controle diversas ações do veículo por meio de comandos de voz, ajudando o condutor a manter os olhos na estrada e as mãos no volante, garantindo mais segurança ao dirigir.

“Esses equipamentos fazem parte da proposta da Ford em oferecer tecnologias com propósito. São recursos que realmente agregam funcionalidade para o usuário no dia a dia, propiciando uma vida a bordo com mais qualidade e, principalmente, segurança”, Oliveira.