AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / BOX DE BANHEIRO

Você sabia? 5 coisas que não devemos fazer com o box de banheiro

Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass, expoôs atitudes que devem ser evitadas no box de banheiro no dia a dia

Redação Publicado em 21/07/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas para manter seu box de banheiro preservado por mais tempo - Foto: Karolina Grabowska / Pexels
Confira dicas para manter seu box de banheiro preservado por mais tempo - Foto: Karolina Grabowska / Pexels

Apesar do box de banheiro ser algo tão essencial em nossas vidas, muitas vezes não damos a atenção necessária para a peça que nos ajuda a relaxar com um bom banho ao fim do dia. Você sabia que existem coisas que não devemos fazer com o box de banheiro para que ele dure mais tempo?

A AnaMaria Digital conversou com Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass - marca especialista em kits de ferragens para boxes e portas de vidro - para listar 5 coisas que devem ser evitadas no dia a dia.

1 - NÃO PENDURAR TOALHA NAS ROLDANAS

Por mais comum que este hábito seja para muitos, o técnico afirmou que isso pode ser prejudicial para o item de vidro. “Pendurar toalhas e tapetes em cima das ferragens do box pode fazer com que eles enrosquem nas ferragens, principalmente se as roldanas forem aparentes, e o ato de puxá-los para desenroscar pode ir entortando as ferragens ou tirá-las do trilho”, explica Érico.

2 - NÃO FAZER MANUTENÇÃO PERIÓDICA

É muito importante acompanhar o estado do box do seu banheiro no dia a dia. Érico explica no que é preciso prestar atenção nos detalhes e, caso seja necessário, chamar um profissional especializado para fazer reparos: “Verifique se o vidro possui algum trinco, se o produto está deslizando com facilidade na hora de abrir e fechar a porta, se as roldanas estão funcionando bem, caso note algo de estranho ou algum trincado, não hesite em chamar a manutenção, pensando na segurança de todos os moradores”.

Mesmo se não houver problemas com o chuveiro, o ideal é uma manutenção preventiva anual.

3 - NÃO LIMPAR COM FREQUÊNCIA

Segundo o técnico da Ideia Glass, manter uma limpeza adequada e regular no banheiro é sempre fundamental para a saúde - e o box não pode ficar de fora.

“Manter o box limpo é muito importante não só por questões higiênicas, mas também para a durabilidade do produto. Deixar o vidro sujo pode trazer problemas como manchas que se tornam difíceis de tirar, enferrujamento do kit e problemas com o trilho devido ao acúmulo de sujeira”, comenta.

Ele acrescenta: “Aquela limpeza mais aprofundada deve ser feita uma vez por semana, englobando o vidro, kit e o espaço que fica nas frestas entre os trilhos inferiores”.

4 - NÃO USAR OS PRODUTOS CORRETOS PARA A LIMPEZA

Há muitos rumores e mitos em relação à limpeza dos vidros. Érico cita alguns dos produtos proibidos para lavar o box: “Alguns produtos devem ser evitados para que futuros problemas não ocorram, como é o caso dos abrasivos como lixas, buchas, palha de aço e água sanitária, pois podem danificar o vidro, as ferragens e roldanas.

“A solução mais prática e econômica é o uso de água quente corrente com sabão neutro, e claro, um pano que não solte fiapos. Essa é uma combinação que não tem erro, mas caso o box tenha manchas que já estão impregnadas, a limpeza deve ser feita à base de solvente ou uso de um pano úmido com detergente”, finalizou.

5 - NÃO INVESTIR EM PEÇAS DE QUALIDADE

Ao fim, ele salienta que a qualidade do material do box de banheiro faz a diferença na durabilidade da peça. Sobre espessuras do vidro e modelos, ele explica: “Quando falamos de um box com qualidade completa, consideramos aqui o vidro temperado, modelo de composição protetora e resistente, e de uma espessura de 8 milímetros para garantir segurança e funcionalidade. Qualquer vidro com uma espessura inferior a essa pode causar graves acidentes. No caso das ferragens e roldanas, é importante checar se foram produzidas com metais nobres e se são resistentes”.