AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / Susto!

Nizam, do BBB 24, revela que sofreu infarto aos 28 anos

Antes de entrar no BBB 24, Nizam havia deixado um relato completo para as redes sociais

Nizam, participante do BBB 24, revela ter sofrido infarto aos 28 anos. - Reprodução/TV Globo
Nizam, participante do BBB 24, revela ter sofrido infarto aos 28 anos. - Reprodução/TV Globo

O participante Nizam, de 32 anos, do BBB 24, revelou ter sofrido um infarto há quatro anos, com apenas 28 anos de idade. Em conversa com outros participantes, o brother contou que o episódio aconteceu de forma repentina, durante uma visita ao dentista, devido uma condição cardíaca que não sabia que tinha na época.

"Eu nasci com problema no coração e não sabia. Do nada, infartei", disse o participante no último sábado (13). A revelação dentro da casa do BBB 24 foi breve, mas Nizam havia deixado um vídeo pronto para as redes sociais com o relato completo. No entanto, o diagnóstico exato do problema não foi divulgado. Confira:

"Eu cheguei lá e a secretária, Nadja, tirou minha temperatura e falou: 'Nossa, você tá morto' [brincando], com 26ºC, 27ºC.' Eu, escorrendo suor frio, falei que devia ser por conta do suor. Sentei e comecei a sentir uma dor no peito, uma pressão de dentro para fora, um mal-estar ofegante, não conseguia buscar o ar. Foi uma sensação horrível. Eu tinha certeza que era um infarto", disse Nizam.

No mesmo momento, o paulistano pediu para que a secretária chamasse o dentista. Na hora, ela acreditou ser um ataque de pânico, por conta da idade do brother. Porém, devido o desespero de Nizam, logo percebeu se tratar de algo mais grave. O dentista, então, apareceu e levou o participante do BBB para o hospital de carro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. A estimativa é de que, no Brasil, aconteçamde 300 mil a 400 mil casos anuais. Para diminuir o risco de morte, o atendimento médico deve ser feito nos primeiros minutos, assim como aconteceu com Nizam.

SINTOMAS

O sintoma mais comum costuma ser dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito. Essa dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

A doença é mais usual em idosos, diabéticos e pessoas com doenças no coração. Outros fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso. Além do infarto, essas condutas podem provocar hipertensão, AVC, obesidade, depressão e diabetes.

Mas, apesar de incomum, o infarto em jovens costuma ser fulminante. Ou seja, mata nas primeiras horas, sem muitas possibilidades de salvamento ou tratamento. Isso acontece porque as placas de gordura mais novas oferecem mais risco.

Os sintomas em jovens também podem ser diferentes. Confira:

  • Sudorese fria (suor em excesso);
  • Mal-estar;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

COMO PREVENIR?

A mudança na qualidade de vida é a principal maneira de prevenir um infarto, principalmente em jovens. Segundo o Ministério, as práticas mais importantes são: manter uma rotina regular de atividades físicas, alimentação adequada, não consumo de álcool e qualquer tipo de tabagismo.