AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

5 piores alimentos para os dentes

Pão, café, damasco... Conheça os vilões do seu sorriso

Redação AnaMaria Publicado em 24/03/2017, às 16h48 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem não quer ter um sorriso bonito? - iStock
Quem não quer ter um sorriso bonito? - iStock

Todo mundo sabe que usar fio dental e escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia são hábitos que contribuem para uma boa saúde bucal. No entanto, de acordo com a cirurgiã-dentista Sandra Kalil, odontopediatra da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), há outros fatores que influenciam para um sorriso saudável, branco e bonito. Veja os cinco alimentos vilões do sorriso perfeito:

Café: Tanto o café quanto o chá preto mancham o esmalte dos dentes e também as próteses.

Gelo: Algumas pessoas exageram na quantidade de cubos de gelo nas bebidas. Há quem goste, inclusive, de ficar mastigando o gelo. Mas isso faz mal! “Mastigar gelo pode comprometer o esmalte do dente e enfraquecê-lo”, diz ela.

Frutas secas: Além de grudarem nos dentes, elas têm muito açúcar, podendo causar problemas para a saúde bucal, como a cárie. Exemplo: tâmara, damasco e uva-passa.

Refrigerante: Por conter muito açúcar, essas bebidas são consideradas um verdadeiro banquete para as bactérias, que se reproduzem e destroem o esmalte dos dentes. Além disso, o gás contribui para o aumento da quantidade de bactérias presentes na boca.

Pão: O pão e outros alimentos ricos em amido, prendem no meio dos dentes com facilidade. “Isso alimenta as bactérias e colabora para o surgimento de cárie”, finaliza Sandra.