AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mais diversão na terceira idade

Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física!

Redação AnaMaria Publicado em 06/07/2018, às 17h29 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Essas atividades contribuem para a saúde física e mental! - iStock
Essas atividades contribuem para a saúde física e mental! - iStock

Sabia que a falta de atividades recreativas para os idosos é um dos fatores que podem levá-los à depressão? Confira uma lista elaborada por Nancy Ferreira, gestora de educação da rede de ensino profissionalizante CEBRAC, com opções para ter mente e corpo ativos:

JARDINAGEM: resgata o contato com a natureza e pode ser adaptada às diferentes condições de mobilidade. Quer coisa mais gostosa do que acompanhar uma sementinha crescendo?

JOGOS: muitos trabalham a memória de maneira lúdica. Dominó, cartas e outros que envolvam raciocínio lógico e estratégias são boas opções.

PINTURA E ARTESANATO: além de estimularem as funções motoras, são terapêuticos. Eles ajudam a equilibrar as emoções e a soltar a imaginação. E não precisa ser especialista, viu? Basta pegar um pincel ou lápis e uma folha em branco. Com isso, a concentração também é beneficiada.

CONTAR HISTÓRIAS: nesta fase, é comum se sentir isolado. Muitas vezes os parentes estão ocupados com os afazeres e não têm tempo de conversar. Mas, ao falar sobre acontecimentos do passado, o idoso trabalha as memórias e pode externar suas emoções. Eles só precisam de um bom ouvinte e ouvi-los pode ser um deleite.