AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Confira!

Importância do networking: saiba como ele pode ajudar em qualquer fase da carreira

Já conhece a importância do networking? Confira dicas de como desenvolvê-lo

Já conhece a importância do networking? Confira dicas de como desenvolvê-lo - Unsplash/Brooke Cagle
Já conhece a importância do networking? Confira dicas de como desenvolvê-lo - Unsplash/Brooke Cagle

Provavelmente você já ouviu esse ditado: “diga-me com quem andas e te direi quem tu és”, não é mesmo? No mundo profissional ele é sintetizado pela rede de contatos, o que evidencia a importância do networking. A seguir, AnaMaria conta como ter uma rede de contatos profissionais pode te ajudar em qualquer fase de sua carreira!

Principalmente depois de uma certa idade é mais difícil conseguir um emprego por sites e cadastro em vagas, por isso, a indicação é fundamental. De acordo com estudo da Organização Mundial do Trabalho, 15% das mulheres em idade ativa (aquelas que têm de 15 a 64 anos) não conseguem encontrar emprego, em comparação aos 10,5% dos homens.

Para isso, construir e manter uma rede de contatos robusta é um dos pilares do sucesso profissional. Para mulheres, esses laços podem proporcionar ainda o apoio fundamental em ambientes, muitas vezes, dominado por homens.

Como conseguir um emprego após o carnaval? Dicas para conquistar a vaga

A IMPORTÂNCIA DO NETWORKING

A empresária Sophia Utnick-Brennan explica que uma rede de contatos forte e diversificada pode ser um verdadeiro diferencial, fornecendo suporte, orientação e oportunidades de colaboração. “Algumas estratégias eficazes podem ajudar as mulheres a construir uma rede de contatos poderosa e sustentável, permitindo que expandam sua influência, desenvolvam parcerias estratégicas e alcancem seus objetivos empresariais”, diz.

Nesse sentido, o networking é crucial para abrir portas, aprender e obter suporte na carreira, mesmo para quem não está no início da sua trilha profissional. Assim, ele se diferencia, por exemplo, da indicação, já que ela é uma recomendação específica para uma oportunidade.

Importância do networking: saiba como ele pode ajudar em qualquer fase da carreira
Importância do networking: aiba como ele pode ajudar em qualquer fase da carreira - Unsplash/Emma Dau

A empresária identifica a maturidade como detentora de experiência e conexões acumuladas, que podem ser vantagens valiosas. “Jovens podem ter pensamentos novos e trazer atualizações. Mas pessoas experientes que se preocupam em atualizar-se são mais valiosas no meu ponto de vista”, afirma.

AMPLIANDO A REDE DE CONTATOS

Mas como desenvolver o networking? Não precisa ser necessariamente uma pessoa extrovertida, por exemplo. Para quem deseja aprimorar essas habilidades, Sophia lista 5 dicas. Confira!

1. Participe de eventos de networking específicos para mulheres:

Procure por conferências, workshops e eventos de networking direcionados para mulheres em sua área. Esteja aberta a conhecer pessoas e compartilhar suas próprias experiências e desafios. Participe ativamente de grupos de discussão e sessões de networking para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

2. Utilize as redes sociais de forma inteligente:

Mantenha seu perfil profissional atualizado em plataformas como LinkedIn. Ela é ideal para networking profissional, destacando suas realizações, ideias, habilidades e experiência. Além disso, o X (antigo Twitter) e outras redes podem ser eficazes, dependendo de seu segmento.

Participe de grupos e comunidades relacionadas ao seu setor de atuação no mercado e contribua com discussões relevantes. Esteja aberta a se conectar com pessoas novas e envie convites personalizados para estabelecer uma conexão mais significativa.

3. Busque por mentoria:

Identifique mulheres empreendedoras ou profissionais experientes em sua área de atuação que você admire e respeite. Envie uma mensagem personalizada explicando por que você está interessada em sua orientação e como você acredita que ela poderia ajudá-la em sua jornada. Esteja aberta para aprender com as experiências e conselhos da sua mentora e mantenha uma comunicação regular para acompanhar seu progresso.

4. Cultive relacionamentos autênticos:

Priorize a construção de relacionamentos genuínos e autênticos em vez de apenas buscar quantidades de contatos. Seja proativa em oferecer ajuda e suporte aos seus contatos sempre que possível, criando uma relação de reciprocidade. Mantenha contato regular com sua rede através de mensagens, e-mails ou encontros pessoais para fortalecer os laços ao longo do tempo.

5. Esteja aberta a novas oportunidades:

Esteja sempre receptiva a novas oportunidades de trocas de conhecimento, parcerias e colaborações que possam surgir em diferentes momentos e contextos. Mantenha uma mente aberta e flexível para explorar novas conexões e possibilidades. Esteja preparada para sair da sua zona de conforto e participar de eventos ou atividades que possam expandir sua rede de maneira significativa.

Buscando mais dicas? Confira mais 7 dicas para melhorar o networking e alavancar sua carreira