AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Esfriou? Confira quais devem ser os cuidados com a pele no outono

Sabia que os cuidados com a pele no outono devem ser redobrados? Fique por dentro do que deve ser feito!

Esfriou? Confira quais devem ser os cuidados com a pele no outono - Reprodução/Freepik
Esfriou? Confira quais devem ser os cuidados com a pele no outono - Reprodução/Freepik

A chegada do outono pegou muitos de surpresa, já que o calor intenso não deixou ninguém sair do ventilador ou, para os sortudos, do ar condicionado. No entanto, as estações mudaram e, com isso, os cuidados com a pele também precisam.

Por mais que o sol ainda se faça presente no outono, as demandas da pele se tornam outras. Segundo a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro titular da Sociedade de Dermatologia Brasileira (SBD), no outono, a pele tende a passar por algumas mudanças devido às novas condições ambientais.

Confira três protetores solares para o rosto para te salvarem do sol!

"Com a queda da temperatura e a diminuição da umidade, a pele pode ficar mais seca e desidratada. Isso pode levar a uma sensação de ressecamento, descamação e até mesmo agravar problemas como eczema ou dermatite atópica em pessoas predispostas", explica a médica à AnaMaria.

Ela ainda diz que o vento frio e a exposição ao sol, comuns à essa época do ano, ainda contribuem para danos na pele, como ressecamento excessivo, vermelhidão e até queimaduras solares, especialmente se não houver proteção adequada. "A falta de cuidados específicos para essa temporada pode resultar em uma pele opaca, áspera e mais propensa a irritações", afirma a profissional.

A especialista, portanto, faz inúmeras orientações para ajustar a rotina de cuidados com a pele no outono. Segundo ela, o principal objetivo é reter a umidade da pele, utilizando produtos hidratantes e protetores solares adequados. Veja a seguir as indicações! 

Como aproveitar as suas roupas para criar looks incríveis de outono?

CUIDADOS COM A PELE NO OUTONO

cuidados com a pele no outono
Quais devem ser os cuidados com a pele no outono? - Unsplash/No Revisions

Para a pele do rosto, o uso de hidratante é fundamental para combater o ressecamento. A dica de Ana é: quanto mais denso, melhor (e mais nutritivo). Também não pense que, por ser um período mais frio e nublado, os cuidados com a pele no outono não exigem a aplicação ( e reaplicação) diária de filtro solar.

De acordo com a médica, é justamente o contrário e o produto deve ser utilizado especialmente após atividades ao ar livre. "Mesmo com a diminuição da intensidade solar, a proteção contra os raios UV é crucial para evitar danos à pele, como queimaduras solares e envelhecimento precoce", ela comenta. 

A dermatologista também recomenda optar por produtos de limpeza suaves para o rosto. "Outros tratamentos, como máscaras hidratantes ou séruns antioxidantes, também podem ser benéfico para manter a pele saudável e radiante", orienta como práticas adicionais.

Apesar de não ter um efeito direto ou somente na pele, o uso de um umidificador de ar também desejável. O aparelho mantém o nível de umidade do ambiente, que, por consequência, evita que a pele resseque durante o sono.

Afinal, por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente?

E O CORPO?

cuidados com a pele no outono
Evite banhos quentes para cuidar da pele no outono - Reprodução/Freepik

Para o corpo, evitar tomar banhos muito quentes é a primeira indicação feita pela especialista, inclusive para a pele do rosto. Após o banho, também é essencial aplicar loções ou óleos hidratantes para selar a umidade na pele.

Além de produtos que nos ajudam a cuidar da pele, o uso de roupas adequadas para proteger a pele do frio e do vento também é recomendado, principalmente em áreas mais sensíveis como mãos e lábios.

A esfoliação corporal suave uma vez por semana ainda pode ajudar a remover células mortas e promover a renovação da pele. E, é claro, não poderia faltar o clássico conselho: beba água. "Não esqueça de se manter hidratado internamente, bebendo bastante água ao longo do dia para uma pele saudável de dentro para fora", conclui Ana.

E o cabelo? Entenda porque você deve evitar a chapinha durante o outono!