AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
AnaMaria Testa / RESENHA

Vem verão! Testamos 3 protetores diferentes para te salvarem do sol

Produtos são essenciais para quem quer aproveitar a estação mais quente do ano sem medo

Veja resenha do Episol, Helioderm e Souvie. - Ana Mota
Veja resenha do Episol, Helioderm e Souvie. - Ana Mota

O verão 2023 ainda não começou, mas a onda de calor já chegou provando que a estação promete dias ainda mais quentes. Por isso, todo cuidado com a pele é pouco e o uso de protetor solar será ainda mais essencial para evitar manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e outros danos ainda piores, afinal, o câncer de pele não melanoma é o de maior incidência no Brasil, representando mais 31% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Pensando nisso, AnaMaria Digital testou três protetores solares para o rosto, com texturas, fator de proteção, composição e cheiros diferentes para você escolher sem medo.

1. EPISOL ACQUA

O primeiro deles é o Episol Acqua, da Mantecorp Skincare, um protetor sem cor, com base aquosa e textura ultraleve, com FPS60. Ele promete alta proteção contra os raios UVB, UVA e IR, além de ação antioxidante e efeito antipoluição, que protege as células do estresse oxidativo. É um produto indicado tanto para peles mistas quanto para peles oleosas, uma vez que tende a reduzir a oleosidade da pele por até 10 horas.

O QUE A 'ANAMARIA TESTA' ACHOU?

Primeiro de tudo, tem um cheiro bem gostoso, que não me causou irritação no nariz e nem nos olhos. Achei a textura extremamente leve, o que tornou a espalhabilidade bem mais prática. Para completar, minha pele absorveu rapidamente - achei um diferencial para economizar tempo no dia a dia - e ficou com a sensação de refrescância.

Por absorver rápido e ter efeito antibrilho, consegui já aplicar maquiagem pouco depois, sem que o uso do produto interferisse. Consegui espalhar base, corretivo e blush normalmente, e o protetor não esfarelou.

Para completar a experiência, o Episol Acqua foi bem resistente à água e ao suor, sem escorrer nos olhos, transpirar no buço ou deixar a pele com aspecto de melada.

teste-episol

2. HELIODERM

A Helioderm tem duas opções de protetores faciais: um de FPS30 e outro de FPS70 de alta proteção, com ácido hialurônico, vitamina E e niacinamida. Ambos protegem dos raios UVA e UVB e têm ação multifuncional 3 em 1, ou seja, proteção, hidratação e ação antioxidante.

O QUE A 'ANAMARIA TESTA' ACHOU?

Apesar de serem da mesma marca e da embalagem ser muito parecida, eles são diferentes. O protetor de FPS30 tem toque seco e previne o fotoenvelhecimento. Achei que ele tem uma textura bem diferente, porque parece ser mais pesado em relação à produtos da categoria de protetor facial, muito provavelmente por ser anti oleosidade.

Ao aplicar, senti que ele espalhou com bastante facilidade, mas ficou com a sensação de uma camada pesada, além de ter demorado um pouco mais para absorver. Ainda assim, a pele ficou macia. Também usei maquiagem logo depois e senti que deu uma leve esfarelada ao aplicar base e blush, sendo necessário que eu me maquiasse com mais delicadeza e cuidado para não retirar o protetor solar.

Quanto ao de FPS70, achei ele mais cremoso e mais leve do que o outro por ser oil free. Dependendo da quantidade, fica mais difícil de espalhar a camada. No entanto, absorveu rápido e deixou a pele com a sensação de maior hidratação e bem macia. Também não esfarelou quando usei maquiagem por cima.

Vale ressaltar que ambos têm o cheiro bem característico de protetor solar e não irritaram os olhos e nariz. Além disso, foram eficientes quanto à resistência à água e suor.

teste-helioderm

3. SOUVIE

O produto da Souvie é o primeiro orgânico certificado pela Ecocert Greenlife no Brasil. Ele tem FPS35, é vegano, hipoalergênico e protege contra UVA, UVB e luz azul - isto é, a luz de celular, computador, tablet e televisão. É composto por ingredientes de origem natural e de ação calmante e antioxidante, como extrato de Aloe Vera e Bisabolol. A marca diz que é compatível com diferentes tons e tipos de pele, sendo uma ótima opção para quem tem pele oleosa.

O QUE A 'ANAMARIA TESTA' ACHOU?

Das três opções, essa é a mais diferente, na minha opinião. Achei o cheiro forte e me remeteu ao cheiro de plantas, mas não causou ardência nos olhos ou nariz. A textura dele é mais pesada, semelhante a uma pomada, o que dificultou a aplicação e fez a absorção demorar mais, deixando a pele com aspecto esbranquiçado. Mas, ainda assim, consegui usar maquiagem por cima sem que esfarelasse.

O ponto positivo é que fiquei com a sensação de que a pele estava realmente protegida ao longo do dia, até porque o produto foi bem resistente à água e ao suor.

teste-souvie

VALE A PENA?

Os três produtos são diferentes e eu acabei gostando mais de um do que de outros. Meu preferido foi o Epsiol Acqua porque achei que ele cumpriu o que promete, tem um cheiro bem agradável e deixou a pele com o aspecto bonito, hidratada e saudável. Acho que vale a compra porque tem um preço razoável quando comparado a outras opções do mercado.

Gostei também dos dois da Helioderm! Apesar de não serem tão leves quanto ao Episol, eles têm uma textura agradável e prática de aplicar, e deixaram a pele bonita. Portanto, são boas escolhas também porque têm preços bem interessantes para quem busca opções mais em conta e que entregam eficiência.

Por fim, o protetor da Souvie é bom, mas não foi meu preferido. Achei o cheiro muito intenso, o que acabou me incomodando um pouco, e a aplicação difícil por conta da textura mais pesada. Por ser um produto orgânico, também acaba tendo um valor bem mais alto e, portanto, é de fato um investimento. Vale para quem procura um protetor com ativos orgânicos e que seja extremamente resistente à água e ao suor.

QUANTO CUSTA?

Episol Acqua: R$ 59,90 no site da Amazon
Helioderm FPS70: R$ 40,99 no site da Amazon
Souvie: RS 170,00 no site da Souvie

(Preços consultados em: 28/11/2023)

COMPRADOS OU RECEBIDOS PELO ‘ANAMARIA TESTA’?

Recebidos.