AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
AnaMaria Testa / RESENHA

Vale a pena ter uma escova secadora? Veja o que você precisa saber antes de comprar a sua

Uso de escovas secadoras dão mais praticidade ao dia a dia, mas exigem cuidados para não causar danos aos fios, como indica especialista

Vale a pena comprar uma escova secadora? - Ana Mota
Vale a pena comprar uma escova secadora? - Ana Mota

As escovas secadoras chegaram ao mercado de beleza com um objetivo: dar mais praticidade ao dia a dia. Afinal, elas prometem entregar cabelos secos e alinhados com mais facilidade do que o uso de secador em uma mão e escova na outra.

A escova secadora é um produto dois em um. Na prática, ela permite que você seque os fios com vento quente e alise ao mesmo tempo. Algumas até modelam o cabelo no mesmo instante. Além disso, o formato anatômico permite utilizá-la só com uma mão, sem exigir muita habilidade.

É provável que você já tenha visto várias opções na indústria capilar, mas será que vale a pena ter uma escova secadora? Eu, Ana Mota, repórter de beleza da AnaMaria, posso dizer que sim!

MINHAS EXPERIÊNCIAS

Comecei a usar a escova secadora em meados de 2021, quando tinha encerrado a transição capilar e estava me adaptando ao cabelo natural/cacheado. Desde então, ela tornou-se uma grande aliada para dar mais praticidade aos dias em que eu queria meu cabelo liso, mas sem gastar muito tempo.

Até hoje, ela me ajuda bastante. Estou na minha segunda escova secadora. A primeira, teve alguns problemas, mas durou cerca de dois anos. Com cerca de dez meses de uso, ela começou a esquentar demais e não era possível desligá-la durante o processo de secagem dos fios. Ou seja, tinha que secar o cabelo todo sem desligá-la. E se eu esquecesse desse pequeno detalhe, tinha que esperar a escova secadora esfriar para conseguir terminar tudo. Já vi relatos parecidos na internet e também de amigas.

Neste ano, minha primeira escova secadora acabou me dando adeus, de fato. Ela queimou de vez e eu preferi comprar outra. Agora, tenho usado uma que tem três temperaturas, três velocidades, tecnologia infrared - que age secando a umidade do centro do fios, evitando ressecamento -, e tem cerdas mais resistentes. Tem funcionado bem e entregado um resultado que me satisfaz.

COMO EU USO?

Aprendi a usar a escova secadora com alguns tutoriais na internet, sempre prestando atenção para não agredir muito o cabelo. De acordo com Viviane Coutinho, membro da Academia Brasileira de Tricologia, o uso incorreto da ferramenta pode provocar sérios danos aos fios.

"A escova secadora pode danificar o cabelo se não for utilizada corretamente. O contato direto e a temperatura elevada podem levar a danos, como bolhas nos fios, devido à diferença de temperatura entre a umidade do cabelo e o calor da ferramenta. A intensidade dos danos pode ser comparável à chapinha, dependendo do manuseio e da temperatura selecionada", afirma à AnaMaria.

Admito que, no começo, eu usava a escova secadora com os fios totalmente molhados. Mas, com algumas dicas, aprendi que eles precisam estar úmidos ou quase secos para passarem pela ferramenta. "A água nos fios, quando exposta ao calor da ferramenta, pode causar danos significativos, como a formação de bolhas e a quebra dos cabelos", explica a tricologista.

Além disso, procuro usar também um óleo capilar e um protetor térmico para proteger o cabelo do calor e não agredir tanto os fios a ponto de acabar com os cachos. "Vale manter tratamentos capilares ativos, como hidratações e reconstruções, que podem ajudar a minimizar os danos e preservar a saúde do cabelo", acrescenta a especialista.

PASSO A PASSO SIMPLES

O passo a passo para usar a escova secadora é muito simples, mas envolve cuidados importantes. Viviane indica que o primeiro deles é proteger o cabelo ainda com os fios úmidos. Depois, tem que selecionar uma temperatura moderada.

A terceira etapa é a divisão em mechas. "Divida o cabelo em seções para garantir uma secagem uniforme. Evite manter a ferramenta por muito tempo em uma área específica", diz a tricologista. "Se possível, utilize a opção de jato de ar frio para finalizar e lembre-se sempre de ajustar a técnica conforme a necessidade do seu tipo de cabelo."

PODE USAR TODO DIA?

Algumas pessoas têm o hábito de lavar e secar o cabelo todos os dias. Se for usar a escova secadora diariamente, os cuidados com os fios devem ser redobrados.

"Certifique-se de manter os tratamentos capilares em dia, utilize temperaturas mais amenas e, sempre que possível, intercale o uso da escova secadora com métodos de secagem mais suaves, como deixar o cabelo secar naturalmente", orienta Viviane.

ESCOVA SECADORA X SECADOR

Se você ainda está se perguntando qual é o melhor entre a escova secadora e o secador, saiba que, apesar da praticidade, a escova secadora pode causar ainda mais danos ao cabelo se for usada de maneira errônea.

"Devido ao seu contato mais direto com os fios, pode ser potencialmente mais prejudicial. Contudo, é importante ressaltar que o dano está relacionado ao manuseio e à temperatura utilizada durante o processo", diz a tricologista.

VALE A PENA?

Na minha opinião, sim! A escova secadora tem me dado muito mais praticidade na minha rotina, nos dias em que eu preciso de um cabelo arrumado com mais rapidez. Claro, ela pode danificar os fios como qualquer outra ferramenta de calor e, por isso, tem que ser usada tomando todos os cuidados possíveis. Ou seja, se você tem essa disponibilidade de cuidar dos fios, fazer tratamento e também quer mais facilidade no dia a dia para secar e alisar o cabelo, vale a pena.

QUANTO CUSTA?

O modelo BEC07R Soft 4 em 1, da Britânia, custa R$ 129,00 na Amazon (preço consultado em 11/03/2024 e pode variar).

Comprado ou recebido pelo AnaMaria Testa? Comprado.

Veja mais:

Você conhece a importância e o poder das máscaras capilares?

Já viu escova secadora e alisadora que está dando o que falar nas redes sociais?