AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / DICAS

Como escolher o escritório de contabilidade ideal para o meu negócio?

Saiba como escolher um escritório de contabilidade confiável e potencialize o crescimento do seu negócio com base em critérios essenciais

contador - Foto: Reprodução/Freepik
contador - Foto: Reprodução/Freepik

A contabilidade é uma área crucial para a operação eficiente de qualquer empresa. Ela desempenha um papel vital no controle de impostos e outras questões fiscais, além de ser fundamental na definição das estratégias de crescimento do negócio.

Nesse sentido, ter um escritório de contabilidade ou um contador é uma etapa essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho do seu negócio. Não apenas para o cumprimento das obrigações fiscais, mas também a outras atividades financeiras.

AnaMaria conversou com Silvinei Toffanin, sócio diretor de uma empresa especializada em consultoria e contabilidade, para te ajudar a escolher um escritório de contabilidade confiável tanto como empreendedora individual como empresária.

Ele recomenda que alguns aspectos e critérios essenciais sejam analisados na hora de realizar a contratação de um escritório contábil. Entre eles: 

Tempo de Mercado: quanto mais tempo em determinado segmento, maior o domínio da equipe em relação às atividades e conhecimento das demandas das empresas do setor.

Especialidade: avaliar se o escritório tem foco em um setor específico ou diversos núcleos especializados em segmentos diferentes. Isso facilita o desenvolvimento das ações, identificação de oportunidades, benefícios e incentivos fiscais.

Se o setor for marcado por constantes mudanças na legislação, essa especialização se torna ainda mais relevante.

Serviços oferecidos: o escritório selecionado deve atender as necessidades atuais e futuras das empresas, com cobertura para áreas como finanças e recursos humanos, por exemplo, além de planejamento sucessório, formação de family office, etc.

Referências: é bastante importante verificar o nível de satisfação de outras empresas já atendidas pelo escritório de contabilidade. Peça indicações e questione o nível de agilidade e de segurança dos serviços prestados, colaboração com o crescimento do negócio e atenção à legislação do setor.

Idoneidade: confira se o profissional ou escritório estão registrados no CRC – Conselho Regional de Contabilidade. Para isso, basta acessar o site do CRC, buscar a região onde a empresa atua e consultar o nome do contador ou do escritório.

Tecnologia: verifique se o escritório faz uso de bons softwares de gestão, que possam auxiliar na organização das movimentações financeiras, registrar vendas, controlar estoque com integração com a plataforma de emissão de nota fiscal eletrônica.

Se a empresa também possuir um bom sistema de ERP, basta conectar os dois para que as informações sejam enviadas e registradas automaticamente;

"Os profissionais da contabilidade devem com base em análises precisas, a tomar decisões estratégicas para o presente e futuro do negócio. Um bom contador não apenas ajuda a entender as consequências futuras das decisões atuais, mas também incentiva o planejamento a longo prazo", conclui Toffanin.

Testamos Água Autobronzeadora, que tira o ''branco escritório'' sem ir para o sol

Outras dicas para a escolha de um contador

Defina suas necessidades: qual o porte da sua empresa? (Micro, pequena, média ou grande). Qual o seu ramo de atividade? (Comércio, indústria, serviços, etc.) Quais serviços você precisa? (Contabilidade básica, folha de pagamento, gestão fiscal, etc). Qual o seu orçamento?

Analise a forma de trabalho: converse com o contador sobre sua metodologia de trabalho. Verifique se o profissional oferece comunicação clara e frequente. Avalie se o contador está disponível para tirar suas dúvidas.

Negocie o valor dos serviços: compare preços de diferentes profissionais antes de tomar uma decisão.
Peça orçamentos detalhados que incluam todos os serviços prestados. Negocie prazos de pagamento e condições de contrato.

Confie na sua intuição: é importante que você se sinta confortável e confiante com o contador que escolher. Escolha um profissional que você acredite que será um parceiro de negócios.

Em resumo, um bom escritório de contabilidade ou contador tem o objetivo de contribuir diretamente para o crescimento das organizações.

Ao contratar um escritório de contabilidade, alguns critérios essenciais devem ser considerados, como o tempo de mercado, especialidade, serviços oferecidos, referências, idoneidade e utilização de tecnologia avançada para otimizar processos.

Leia também

Como empreender sozinha? Veja dicas

Sucesso nas vendas: veja 5 dicas para alavancar seus negócios

Veja o que fazer para ganhar dinheiro vendendo bolos