AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Semana Internacional da Mulher

Como empreender sozinha? Veja dicas

Abrir um negócio requer disciplina e paciência. Você está preparada? Especialista dá dicas para quem quer empreender sozinha! Confira

Abrir um negócio requer disciplina e paciência. Você está preparada? Especialista dá dicas para quem quer empreender sozinha! Confira - Unsplash/Linkedin Sales Solutions
Abrir um negócio requer disciplina e paciência. Você está preparada? Especialista dá dicas para quem quer empreender sozinha! Confira - Unsplash/Linkedin Sales Solutions

Pensando em empreender sozinha? O número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae com dados do IBGE. Esta soma é recorde, desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2016.

E não para por aí. Com a maioria atuando em serviços, as mulheres empreendedoras que geram empregos subiram 30% de 2021 para 2022 — um salto de cerca de 300 mil donas de negócios empregadoras. No universo total 9 em cada 10 continuam tocando seus negócios sozinhas.

POR ONDE COMEÇAR?

Sozinha ou não, é importante ter em mente algumas dicas antes de começar a empreender. Para a Head of Customer Success e Performance da Simples Inovação, Daniela Azevedo Torres, três passos são fundamentais: estude o seu mercado, trace seu plano e comece o quanto antes.

Isso porque, segundo ela, estudar o mercado é crucial para entender o público-alvo, concorrentes, preços praticados e até mesmo para coletar inspirações.

A partir disso, é fundamental traçar um plano realista. “Defina seu preço, identifique seu público ideal e como alcançá-lo, e planeje como apresentar seu produto ou serviço”, orienta a especialista.

Com tudo isso em mente é importante colocar as mãos na obra. “Não espere muito para começar! Ajustes serão necessários ao longo do caminho, então ouça seus primeiros clientes, colete feedback e use isso para melhorar seu negócio e manter a clientela”, ensina Daniela.

Abrir um negócio requer disciplina e paciência. Você está preparada? Especialista dá dicas para quem quer empreender sozinha! Confira
Abrir um negócio requer disciplina e paciência. Você está preparada? Especialista dá dicas para quem quer empreender sozinha! Confira - Unsplash/Vlad Deep

ENCARANDO OS DESAFIOS

Apesar de um mercado promissor e com grande representatividade, desafios não faltam para as mulheres empreendedoras. “Empreender já é difícil por si só, como mulheres enfrentamos desafios extras”, diz.

Como exemplo, Daniela cita a pouca representatividade no mercado: “enfrentamos obstáculos significativos devido ao machismo, especialmente em negociações comerciais e ao buscar financiamento para nossos negócios. Historicamente, é mais difícil para as mulheres obterem financiamento do que para os homens, devido a estereótipos de gênero”.

Outro ponto desafiador que a especialista destaca é equilibrar a vida pessoal e profissional. “Muitas mulheres ainda são responsáveis pela maioria das tarefas domésticas e pela manutenção da família, mesmo quando há ajuda, muitas vezes ainda somos as únicas responsáveis por fazer a lista de compras do supermercado”, afirma.

Bianca Andrade chora ao falar sobre empreender: “Muito solitário”

ANOTA AÍ

Você está disposta para encarar os desafios? Daniela lista 5 dicas para empreendedoras que estão iniciando no mundo dos negócios. Confira!

1. Cuide de você

O mercado é desafiador e pode ser fácil se sentir sobrecarregada. Quer empreender sozinha? Cuide de si mesma, pois sua confiança e saúde são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

2. Crie sua rede de apoio

Conecte-se com outras empreendedoras, compartilhem seus erros e aprendizados. Façam projetos em colaboração e criem assim uma rede de suporte e divulgação de seu trabalho.

3. Busque conhecimento e capacitação

Para empreender sozinha, investir em conhecimento é crucial para se manter competitiva no mercado. Dinheiro gasto em capacitação é investimento e não custo!

4. Entenda seu negócio e aprenda a delegar

Conheça profundamente seu negócio e tenha suas métricas bem mapeadas, mas saiba quando e como delegar tarefas. Isso é essencial para expandir e crescer de forma sustentável.

5. Deu errado? Recalcule a rota, mas não desista

Erros são oportunidades de aprendizado e fazem parte da história de todo empreendimento de sucesso. Importante é identificá-los e corrigi-los rapidamente.

Quer tirar a sua empresa do papel? Confira 10 dicas para quem pretende abrir o próprio negócio