Vale ressaltar ainda que a dexametasona não é a cura da COVID-19 - Fernando Zhiminaicela/Pixabay
MEDICAMENTO

Esperança no tratamento da COVID-19, dexametasona precisa ser usada com cuidado

Apesar de bom e barato, medicamento tem efeitos colaterais graves e não serve para todos os momentos da doença

Vivian Ortiz Publicado em 17/06/2020, às 13h34 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h19

A notícia de que um estudo clínico inglês, randomizados e com grupo controle, apontou a dexametasona como uma medicação efetiva no tratamento de determinados estágios da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, trouxe um alento para o mundo na última terça-feira (16). 

De acordo com resultados preliminares do trabalho, houve uma redução da mortalidade nos pacientes em ventilação mecânica - ou seja, que precisaram ser entubados, além daqueles que, quando internados, precisavam de oxigênio para conseguir respirar.

O infectologista José Valdez Ramalho Madruga, médico consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica para AnaMaria Digital que o medicamento realmente mostrou-se útil no combate a doença, como foi mostrado no estudo conduzido pela Universidade de Oxford (Reino Unido). 

No entanto, alerta: "A dexametasona deve ser utilizada apenas com a prescrição de um médico, que é o profissional que sabe o momento certo da doença para utilização do mesmo." Ou seja: pessoas que estão com o novo coronavírus, mas se recuperando em casa, jamais devem fazer uso do medicamento por conta própria.

"Saíram alguns estudos, no início da pandemia, mostrando que o uso de corticosteroides -categoria na qual a dexametasona se encaixa- provocou piora/agravamento da doença. Justamente por ter sido usado no momento errado", ressalta Valdez.

MAS O QUE É A DEXAMETASONA?

Trata-se de um medicamento corticosteroide empregado no tratamento de diversas doenças dermatológicas, alérgicas, reumatológicas, endocrinológicas, gastrintestinais e mesmo infecciosas. Assim como a dexametasona, existem outros medicamentos da mesma classe, como Metilprednisolona, Prednisona e Hidocortisona.

E, apesar de serem medicamentos bons e baratos, possuem efeitos colaterais graves e algumas contra-indicações, podendo causar problemas como Doença de Addison, úlcera gástrica, hemorragia digestiva e infecções generalizadas. "O risco da automedicação é muito grande, pois essa classe de medicamentos pode até mesmo provocar a morte", destaca o infectologista.

Vale ressaltar ainda que a dexametasona não é a cura da COVID-19. "Ela foi muito útil nos pacientes que estavam em ventilação mecânica (uso de respirador) ou necessidade de oxigenoterapia. Não mostrou benefícios em pacientes na fase inicial da doença", diz.

medicamento coronavírus Covid-19 dexametasona

Leia também

OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19


Saúde Brasil registra 70 mortes e 39 mil novos casos de covid-19 em 24h


Brasil registra 97 mil novos casos de Covid-19 na última semana


Diretor-geral da OMS diz que fim da pandemia está próximo


Distrito Federal busca moradores que têm ciclo vacinal incompleto


Saúde recomenda vacinação de crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac