Descubra os benefícios e malefícios do secador de cabelos - Pixabay
Cabelos

Secador de cabelo: aparelho é amigo ou vilão dos fios?

Desmistificamos o uso do aparelho, trazendo dicas e cuidados com as madeixas

Da Redação Publicado em 08/02/2021, às 08h30 - Atualizado em 12/02/2021, às 13h19

No dia a dia corrido, o secador de cabelo tornou-se um verdadeiro aliado das mulheres. O acessório é o grande salvador nos momentos de secar os fios antes de dormir, para modelar mechas ou ajudar na finalização do penteado, transformando o visual em poucos minutos. Mas há quem diga que essa ferramenta pode servir também como vilão e danificar os fios. 

No fim das contas, surge-se o questionamento: afinal, o secador é amigo ou vilão do cabelo? Segundo a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar, a resposta certa é “depende”. 

“O secador pode ser um amigo se você utilizá-lo ao seu favor. Se usá-lo sem nenhum tipo de cuidado, porém, ele também é capaz de afetar a saúde capilar”, ressalta a médica. “Tudo vai depender da maneira que o aparelho é usado.”

A especialista esclarece ainda que o calor excessivo produzido pelo secador é, sim, prejudicial aos cabelos, mas garante que existem formas de amenizar esse problema e manter as madeixas bonitas e saudáveis. O primeiro passo é passar um protetor térmico em todo o comprimento dos fios

“Antes mesmo de ligar o secador. Esse produto funciona como uma película protetora ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento do cabelo”, orienta. Ela também recomenda usar o protetor térmico antes da chapinha e do babyliss, aparelhos que emitem calor durante o uso, assim como o secador.

Com o cabelo protegido, é hora de medir a temperatura do secador. Mesmo que a pessoa esteja com pressa de secar o cabelo, não é indicado ligar o aparelho no máxima. Outra dica é manter uma distância de cerca de 30cm entre o secador e o cabelo, para que o calor não prejudique os fios e o couro cabeludo.

TOALHA ANTES
Saiu do banho e o cabelo está muito molhado? Retire o excesso com uma toalha e vá secando em temperatura média até que o cabelo esteja menos úmido. “Quando ele estiver parcialmente seco, aí você começa a fazer o que pretende, seja modelar, finalizar, montar um penteado, entre outras opções”, recomenda. 

Além disso, os cuidados rotineiros com os cabelos, como hidratação e nutrição constantes, além de tratamentos de reconstrução, são super bem-vindos e auxiliam a manter os fios fortalecidos, mesmo com o uso do secador. “É essencial proporcionar ao cabelo programas de tratamento para repor nutrientes importantes que vão se perdendo com o tempo, utilizando secador ou não.”

De acordo com Viviane, não existe um modelo de secador mais indicado para minimizar seus riscos. “Lógico que é fundamental comprar de uma marca confiável e referência no mercado, mas não adianta muita coisa você ter um super secador e não saber utilizá-lo da forma correta”, acrescenta a tricologista. “O mais importante é manter os cuidados no dia a dia. O secador tem tudo para facilitar a vida de quem o utiliza. É só usar com cautela, tomando as precauções necessárias. Mas quando não houver necessidade o melhor é deixá-lo secar ao natural".

Dicas de Beleza fios cabelos calor cuidados Secador mechas protetor térmico

Leia também

5 cabelos icônicos da Madonna desde 1984


Andressa Urach: quais são os perigos da cirurgia de remoção de costela?


Coleção de Yasmin Brunet: pode usar perfume vencido?


Aos 60 anos, mulher ganha Miss Universo Buenos Aires; Veja os truques de beleza dela


Água quente faz mal para pele? Veja mitos e verdades sobre a hora de tomar banho


Saiba como usar rímel colorido para apostar em uma maquiagem divertida