Reprodução │Instagram - @ziraldooficial
ATUALIZAÇÃO

Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público

Em nota oficial, equipe de Ziraldo anunciou local e horário do velório do cartunista que morreu no último sábado (6) de causas naturais

Jéssica Batista Publicado em 07/04/2024, às 11h00

Em nota oficial, a equipe de Ziraldo anunciou local e horário do velório do cartunista que morreu no último sábado (6). O comunicado revelou, ainda, a causa da morte do artista, que faleceu aos 91 anos, enquanto dormia, devido a causas naturais. 

“O velório de Ziraldo acontecerá neste domingo, dia 07 de abril, a partir das 10:00, no MAM — Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na Avenida Infante Dom Henrique, 85 — Parque do Flamengo e não na ABI, como foi anteriormente anunciado. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, entrada pelo Portão Principal, às 16:30.”, disseram em comunicado. 

Além das informações sobre o velório e sepultamento, o anúncio trouxe uma emocionante citação do desenhista: “Eu fiquei velho semana passada. É assustador, mas tem uma vantagem: você vai subindo uma escada, cada ano um degrau. Eu cheguei no alto da torre e daqui do alto, a vista é linda!”.

 

PAI DO MENINO MALUQUINHO

Ziraldo desenvolveu seu talento em diversas áreas, incluindo escrita, desenho, pintura e jornalismo. Nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais, ele se destacou especialmente por sua notável contribuição à literatura infantil do país.

Iniciou a carreira como jornalista aos 22 anos, na Folha de São Paulo, com uma coluna dedicada ao humor, e se consagrou nacionalmente na revista O Cruzeiro. Em 1960 deu à luz a ‘Turma do Pererê’, primeira revista em quadrinhos feita por um só autor. 

Na década de 1980, Ziraldo criou aquele que se tornou seu maior sucesso editorial: ‘O Menino Maluquinho’, que mais tarde foi adaptado para a televisão e cinema. 

Suas obras mais célebres, como ‘O Menino Maluquinho’ e ‘Turma do Pererê’, são adoradas por crianças e marcaram a infância de adultos em todo o país. As suas histórias são conhecidas por apresentarem personagens encantadores, humor inteligente com abordagem lúdica que atrai leitores de todas as idades. 

Além disso, Ziraldo foi reconhecido por sua habilidade como cartunista. O artista foi um dos fundadores da revista ‘O Pasquim’, importante veículo de humor e crítica política da década de 60, durante os anos de ditadura militar no Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Ziraldo foi reconhecido com diversos prêmios e homenagens devido às suas contribuições para a cultura brasileira. Eterno, ele é considerado uma figura emblemática na literatura infantil e no cenário artístico do país.

Leia também:

Leitura para os pequenos: confira 10 livros infantis que passam ensinamentos

luto Ziraldo 'O Menino Maluquinho'

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos


Escritora perde braço e orelha após ser atacada por 3 pitbulls; estado de saúde é grave