AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Escritora perde braço e orelha após ser atacada por 3 pitbulls; estado de saúde é grave

Roseana Murray, escritora de 73 anos, foi levada para o centro cirúrgico de helicóptero após ataque de pitbulls

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 06/04/2024, às 14h58 - Atualizado às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseana Murray é ataca por pitbulls e está em estado grave - Reprodução
Roseana Murray é ataca por pitbulls e está em estado grave - Reprodução

A tranquilidade da cidade costeira de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi abruptamente interrompida na última sexta-feira (5) quando a poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi vítima de um violento ataque por pelo menos três pitbulls. O incidente deixou Murray com ferimentos graves, resultando na perda de um braço e de uma orelha devido à gravidade das mordidas.

Após o ataque, Roseana foi socorrida e transportada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Lá, ela passou por procedimentos cirúrgicos de emergência para tentar conter os danos causados pelos ataques dos cães. Foi necessário amputar o braço direito da vítima, enquanto o braço esquerdo e o lábio foram reconstruídos na tentativa de restaurar parte da função perdida.

De acordo com relatos de testemunhas, durante o ataque Roseana foi arrastada por cerca de 5 metros pelos cães, sofrendo mordidas profundas que deixaram marcas visíveis em todo o seu corpo. Essa tragédia ressalta a importância da segurança em relação a certas raças de cães, como os pitbulls, e levanta questões sobre a necessidade de regulamentações mais rigorosas para a posse e criação desses animais.

Desde 2005, a legislação estadual exige que cães de determinadas raças, incluindo os pitbulls, só circulem em locais públicos utilizando guias e focinheiras, a fim de prevenir incidentes como esse. No entanto, casos como o de Roseana Murray demonstram que ainda há desafios significativos a serem enfrentados para garantir a segurança da comunidade.

Os proprietários dos cães foram detidos em flagrante sob acusações de maus-tratos aos animais. Segundo informações divulgadas pelo delegado da investigação, durante a inspeção no local, foi constatado que os pitbulls estavam em condições deploráveis, vivendo em um ambiente insalubre e recebendo alimentação inadequada. Além disso, os cães demonstravam sinais de debilidade e estresse, o que pode ter contribuído para o comportamento agressivo que resultou no ataque à vítima.

Os pitbulls envolvidos no ataque, por sua vez, foram removidos para um lar temporário após a realização da perícia no local. A comunidade local expressa solidariedade a Roseana Murray e espera que ela tenha uma recuperação completa após esse traumático evento.