AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

9 Motivos para visitar Monte Verde em qualquer época e sem desculpas

Cidade oferece atrativos que vão da gastronomia ao contato com a natureza em plena sintonia

por Renata Rode

rodeimprensa@gmail.com

Publicado em 22/04/2024, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Do relaxamento aos passeios radicais, com direito a gastronomia e experiências maravilhosas - Divulgação
Do relaxamento aos passeios radicais, com direito a gastronomia e experiências maravilhosas - Divulgação

Ao Sul de Minas, Monte Verde ganha cada vez mais destaque no cenário de turismo nacional. A cidade conhecida por ser um dos destinos prediletos dos casais de plantão oferece mais que romantismo, boa culinária e aconchego e mostra que está se desenvolvendo como nunca. “Temos investido muito em estrutura e eventos ao longo de todo ano e com certeza uma das maiores expectativas de público para 2024 se refere a dezembro, já que promoveremos mais um Natal inesquecível para todos”, diz Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) que atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local.

É claro que ao falar de turismo, falamos de economia, de desenvolvimento, de experiência e porque não, saúde mental? Esta colunista que lhes escreve reservou três dias para conhecer as delícias da região e trazer tudo aqui, sem filtro e com um olhar, digamos assim, bem diferenciado sobre tudo. Como urbana insaciável, tive que me render a minutos para apreciar a paisagem, calmaria e o ar de hospitalidade que o local nos oferece. Localizado a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) é um dos melhores destinos do Brasil para o registro de imagens que ficam na memória, e posso dizer que foi bem proveitoso, em todos os sentidos.

9 motivos para visitar Monte Verde

Hospedagem acolhedora

Durante o primeiro café da manhã no Hotel Meissner Hof, projetado com arquitetura bavariana e localizado dentro de um jardim com mais de 30 mil m², onde ficam belos bosques de araucárias e hortênsias, é possível degustar delícias locais como o pão caseiro (que derrete na boca), a geleia artesanal (de morangos suculentos perfeitos) sem pressa e aproveitando uma vista de cinema. Ainda você pode pedir para servirem um maravilhoso foundue no quarto em um dos jantares e acender a lareira que vai garantir todo clima para um momento marcante e bem intimista. Outros atrativos são a piscina aquecida e externa, o campo de minigolfe, a quadra poliesportiva, o salão de jogos e um spa com espaços para massagens e tratamentos corporais. O local também tem uma capela linda e oferece a opção da realização de pequenos eventos como casamentos. No fim de semana que eu estava hospedada teve um casamento maravilhoso, durante um almoço requintado, com todos os cuidados e carinho da equipe que é detalhista, atenciosa e prestativa.

9 motivos para visitar Monte Verde

Passeio radical de quadriciclo

O passeio de quadriciclo é feito na Fazenda das Samambaias, com uma trilha exclusiva da Quadriventure e própria para 4x4. O percurso tem duração aproximada de uma hora e conta com muitas subidas, descidas em meio à mata fechada, um pouco de lama e uma linda paisagem. Todo percurso é feito com um guia que, além de dar orientações sobre segurança, registra com o celular do turista, fotos e vídeos de tirar o fôlego. No veículo podem ir até duas pessoas que não devem passar um total de no máximo 180 kg. A idade mínima para pessoas na garupa é 12 anos. Na cidade existem diversas empresas que promovem esse tipo de passeio, porém é preciso estar atento à segurança. A Quadriventure opera há mais de dez anos no turismo e realiza passeios de quadriciclo e o city tour. Eles são tão sérios que, mesmo sendo repórter de Ana Maria, eu tive que assinar um termo de responsabilidade e passar por um curso rápido, com uma prova num mini circuito em que o guia decide se você está apto a pilotar sem riscos ou não. E olha que, se por qualquer motivo você não conseguir subir a ladeira, fazer a curva e controlar o quadriciclo nesse mini teste, a empresa devolve o dinheiro e o passeio é cancelado. Sim! Eles são sérios e comprometidos em proporcionar uma experiência inesquecível, que aconteceu comigo porque nem moto eu sei pilotar e eu amei me superar e ter de presente uma vista incrível com acesso restrito e repleto de adrenalina!

9 motivos para visitar Monte Verde

Trilha segura e diferenciada

A Trilha da Pedra Redonda é uma das mais populares e visitadas da região, apresentando esforço moderado porque a subida é íngreme e exige muito dos músculos e do fôlego. Devo confessar que essa foi a primeira trilha que fiz na vida e precisei fazer algumas pausas (precisamente duas) para recuperar o ar. Ao longo da trilha, você encontra várias tábuas colocadas em pontos estratégicos para evitar a erosão do solo. Esse trabalho foi feito por montanhistas locais, que se preocupam com a preservação do ambiente e a segurança dos visitantes. O cume da Pedra Redonda é amplo, plano e parece um terraço nas alturas. De lá, você pode admirar uma paisagem de 360° do horizonte – um espetáculo! A Pedra Redonda é um lugar que vale a pena conhecer e merece ser respeitado. Lembre-se de levar todo o seu lixo de volta, não fazer fogueiras ou acampar no local e seguir as orientações dos guias e placas informativas. Assim, você contribui para manter esse patrimônio natural vivo e belo para as próximas gerações. Atenção: é necessário agendamento antecipado, crianças tem limitação de altura por conta da segurança e é necessário seguir todo protocolo dado desde a compra dos ingressos até a subida em si. O que fomos orientados a fazer? Levar a própria água porque no meio do caminho você encontra uma nascente natural com água gelada e pura e com certeza já deve ter bebido tudo até esse ponto, usar roupas apropriadas e bota para trilha ou tênis específico, além de boné, protetor solar, repelente e máquina ou celular para registrar aquela foto nas alturas.

 motivos para conhecer Monte Verde

Gastronomia em evidência

É claro que na visita a Monte Verde a exploração gastronômica é uma das atrações que mais faz sucesso. O clima das montanhas pede que a gente aprecie a degustação com diferenciais e como colunista de Ana Maria Digital eu explorei tudo que consegui em três dias de viagem. Uma vivência especial que fica a 24,8 km da cidade vale a pena a pequena viagem: é o restaurante Quinta do Rio, administrado por um casal empreendedor que pessoalmente te atende desde o momento em que você pisa no salão paradisíaco. O local funciona de quinta a domingo, das 12h às 16h e tem um cardápio assinado pelo chef Helder, além de uma carta de vinhos e opções de cervejas diferenciados. O deck tem as mesas prediletas pelos frequentadores da casa já que exibe uma vista maravilhosa, que nos faz parar, contemplar e degustar trutas ou carne de primeira, com direito a uma sobremesa autoral exclusiva que mais parece um manjar dos Deuses. A única observação fica por conta da condição da estrada que é de terra e não ideal para carros muito baixos. Além disso, é preciso se orientar mais pelo Google Maps porque o Waze apresenta alguns problemas, talvez pela falta de sinal, sendo que fomos orientados a usar a primeira opção que traz rotas mais curtas em direção a cada destino. Não dispense o couvert deles que é feito com um pão de fermentação natural caseiro com antepasto de beringela e abobrinha que dá água na boca só de lembrar! E sim, vale a pena provar a entradinha com trutas e depois se deliciar com uma carne e risoto fenomenais.

9 motivos para visitar Monte Verde

Para quem busca uma noite romântica, o Alameda Suíça é indicado não só por conta de seu ambiente aconchegante de dois andares, gastronomia diversificada e decoração requintada, mas também pelo prêmio que conquistou: foi eleito um dos melhores restaurantes do mundo para ir à noite em votação promovida pela TripAdvisor no ano passado. Os carros-chefes do cardápio do restaurante são os pratos Tornedor da Chef e Salmão Alameda. O primeiro deles é composto por um filé mignon grelhado com crosta de ervas servido com molho de cachaça, acompanhado de ravióli de mussarela de búfala na manteiga com tomate seco e aromatizado com azeite trufado. Já a outra atração principal do menu é um filé de salmão na crosta de castanhas e gergelim combinado com risoto de alho-poró e tuile de parmesão. Isso sem falar nas sobremesas, no atendimento atencioso e da energia do local, super instagramável, diga-se de passagem. Ah, prove a casquinha de truta gratinada, é diferente e sensacional! Eu garanto! No insta você acessa cardápio, fotos do local, carta de vinhos e muito mais!

9 Motivos para conhecer Monte Verde

No Hügel Bar e Gastronomiavocê encontra a perfeita fusão entre boa comida, paisagem deslumbrante, atendimento de primeira e cervejas e vinhos disputados, tudo isso em um cenário único, fechado por uma parede de lavandas plantadas para enfeitar ainda mais a vista que fica ao ar livre na parte externa. Além disso, o salão principal todo em vidro traz uma decoração luxuosa com detalhes pensados para agradar o cliente, como as cadeiras que trazem uma espécie de capa de pelúcia que aquece e abraça, ao mesmo tempo. Destaque para o bolinho de mandioca com recheio de provolone, o chope Patagônia bem tirado e na temperatura ideal e claro, palmas para o croissant que pode ser servido recheado com doce de leite ou creme de avelã (gostei mais da segunda opção). Ainda, para o almoço, um dos pratos mais pedidos é o Eisbein, que resgata a tradição alemã com o tempero exclusivo que é segredo da casa para finalizar um Joelho de porco cozido com especiarias, acompanhado de batatas bolinha ao murro, conserva de pepino, salada refrescante de repolho com mostarda e mel. Localizado no topo de uma colina, o estabelecimento é uma ótima opção para quem pretende desfrutar da deslumbrante vista do horizonte enquanto aproveita as delícias. É necessário fazer reserva antecipada.

9 motivos para visitar Monte Verde

Que tal uma pizza, seguida de um café ou mesmo uma tábua perfeita de frios enquanto faz uma visita para realizar compras exclusivas? O Zuckero Café & Empório oferece tudo isso e muito mais. Trata-se de um espaço com Cafeteria e Empório que serve desde o cafezinho até queijos e vinhos, com direito também a pizza com receita de massa de fermentação natural de sabor inigualável. Por falar em tábuas, eles montam e servem algumas especiais no local ou você pode fazer encomendas. O bar é muito bem servido de rótulos e traz também drinques especiais. Por indicação da proprietária, experimentei o Fitzgerald, um drinque criado no final dos anos 90 por Dale DeGroff, um dos papas da coquetelaria mundial. A bebida leva gim, limão-siciliano, bitter Angostura e xarope de açúcar, combinados com harmonia, acidez e frescor - e mascarando com sucesso a potência do gim. Se eu aprovei? Muito! O local ainda é petfriendly e traz a mescla de uma arquitetura moderna, com a praticidade em oferecer diversas opções aos frequentadores, de uma vez só. Ah, não deixe de comprar os famosos queijos de cabra de lá que tem procedência comprovada e aprovação da dona que é exigente à beça! E que bom, né?

9 motivos para visitar Monte Verde

Spa Luxo para Casal

Preciso deixar registrado que essa experiência me surpreendeu em todos os sentidos. O Spa Casal oferecido pelo Spa do Hotel Mirante da Colynadesperta sensações de relaxamento e cumplicidade a dois de verdade. Escolhemos o Ritual Buah Mandi para os Apaixonados que incluiu Banho de Ofurô de Coklat (Terapia do Cacau) à base de cacau, com óleo de amêndoas e hortelã pimenta, para preparar a pele para os próximos procedimentos. Com uma vista direto para as montanhas e na água mesmo, fazemos a degustação de frutas com chocolate por 40 minutos. Depois disso, as terapeutas retornam ao ambiente e seguem iniciando uma esfoliação corporal com cristais de quartzo que traz brilho e vitalidade à pele. Na sequência somos orientados a tomar uma ducha para seguir à terceira etapa do procedimento: com massagem relaxante com creme nutritivo e hidratante, finalizando o programa com chave de ouro. Além do ambiente ser requintado, pensado nos mínimos detalhes para o conforto dos clientes, a delicadeza e dedicação das terapeutas é evidente e torna o momento ainda mais especial. Sem falar que depois dessa imersão ao relaxamento fomos conhecer o Hotel e suas dependências, sendo considerado hoje uma das melhores hospedagens de luxo na região e ficamos com vontade de voltar logo!

9 motivos para conhecer Monte Verde

O prazeroso chocolate

É impossível passar por Monte Verde e não visitar a Chocolateria Monte Verde. A empresa de família possui duas lojas, uma na via principal da cidade e outra na fábrica mesmo das delícias que fomos conferir de pertinho. Algumas curiosidades? Sim, é chocolate puro de cacau, ou seja, não tem gordura hidrogenada nem tantos corantes e etc, por isso, o sabor é diferente e tão encantador. Todo processo é artesanal e ficamos encantados com a produção dos trabalhadores de lá que fazem tudo com muito carinho e dedicação. No tour pela fábrica, Wagner Gomes Senhorinho, supervisor de produção nos informou que os funcionários fazem rodízio na produção dos produtos para evitar que desenvolvam, por exemplo, qualquer tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Para você ter uma ideia, lá é um dos únicos lugares do Brasil em que se produz a língua de gato com chocolate preto e branco, juntos. Pois é, o trabalho é tão detalhista que exige mesmo um capricho a mais. Amamos um bombom exclusivo que tem lá que mistura chocolate amargo com doce (e eu não gosto de amargo, hein) e faz o contraponto na medida, explodindo na boca, causando uma catarse de prazer! Aliás essa delícia se chama Bayeux e só existe por essa marca. Ah, na loja de fábrica você encontra todas as opções para presentear e encher a despensa, inclusive a tão procurada drágea de conhaque, dentre outras delícias! Deu água na boca?