AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / Eita!

BBB 24: Fernanda é acusada de xenofobia após fala sobre Bahia; equipe de Davi se pronuncia

Durante conversa com Pitel, Fernanda usou expressão que foi considerada xenofóbica

Da Redação Publicado em 03/03/2024, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda é acusada de xenofobia - Reprodução/TV Globo
Fernanda é acusada de xenofobia - Reprodução/TV Globo

O "BBB 24" foi palco de uma polêmica envolvendo a participante Fernanda após ela fazer um comentário que foi interpretado por alguns como xenofóbico. Isso porque em conversa com Pitel, ela falou sobre a comparação que a alagoana fez entre Davi e Nizam e fez uma declaração que gerou controvérsias.

"Davi e Nizam passaram por coisas parecidas", apontou Pitel. Fernanda, então, disse: "Querer comparar o Davi, que deve ter vindo do c* da Bahia, com o Nizam, que fala 9 línguas, já viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas, é complicado. O garoto [Davi] tem uma educação impecável".

Embora tenha exaltado Davi, a declaração de Fernanda gerou reações intensas nas redes sociais, com muitos internautas acusando-a de xenofobia. A expressão utilizada pela confeiteira, ao fazer referência à Bahia, foi considerada ofensiva por uma parcela do público, que viu no comentário uma atitude preconceituosa em relação ao estado nordestino.

No entanto, houve quem defendesse Fernanda, argumentando que a expressão "c*" poderia ser interpretada como uma referência à distância geográfica, sem necessariamente carregar conotações xenofóbicas. 

Após o ocorrido, a equipe de Davi se pronunciou no Instagram, veja a nota na íntegra:

"Davi Brito é um representante do Bairro de Cajazeiras, o maior bairro da América Latina, um lugar de diversidade, cultura e pessoas extraordinárias. Sua origem não merece ser alvo de desprezo ou preconceito.

Nós, da Bahia, valorizamos a diversidade e a riqueza cultural que cada indivíduo traz consigo. Nossa terra é feita de pessoas acolhedoras e respeitosas, e é exatamente isso que esperamos ver refletido em todas as esferas da sociedade, inclusive em programas de entretenimento.

Portanto, reiteramos que todos merecemos respeito, independentemente de nossa origem ou história. Esperamos que episódios como este sirvam como oportunidade para promover o diálogo e a conscientização sobre a importância do respeito mutua. Nós da Bahia merecemos respeito".