AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Curiosidade

6 tipos de animais de estimação exóticos

É possível ter em casa pets diferenciados e de forma legalizada

Redação EdiCase Publicado em 28/11/2022, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Animais de estimação exóticos estão ganhando o coração das pessoas. - Shutterstock
Animais de estimação exóticos estão ganhando o coração das pessoas. - Shutterstock

Gatos e cachorros são os mais famosos dentre os animais de estimação. Eles são fofos, companheiros e proporcionam diversas alegrias. No entanto, animais exóticos também estão conquistando o coração de quem prefere um bichinho diferenciado.

Mas atenção: antes de escolher um animal de estimação exótico, é necessário buscar lugares que façam a venda de forma legalizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pois a comercialização fora das normas é considerada tráfico.

Além disso, ofereça a eles um ambiente confortável e respeite as necessidades de cada espécie. Muitos deles precisam de um espaço maior. Se você não possui, talvez seja melhor repensar a escolha. E, sempre que possível, adote ao invés de comprar.

A seguir, saiba mais sobre os animais de estimação exóticos e descubra como eles são divertidos!

Miniporco

Mulher segurando miniporco preto nas mãos
Miniporco (Imagem: Shutterstock)

Ter um miniporco dá trabalho, assim como cães e gatos. Ele precisa ir ao veterinário duas vezes por ano, deve ser vacinado e apelagem precisa de cuidado especiale hidratação uma vez por semana. Ao optar por adotar esse animal, saiba que ele vive em média 18 anos. É um bichinho fofo, que gosta de brincar e receber carinho e atenção.

Iguana

Iguana verde em árvore
Iguana (Imagem: Shutterstock)

Um dos animais domésticos exóticos mais populares, a iguana é um réptil presente na América Central, América do Sul e Caribe. Quando adulta, atinge quase 2 metros de comprimento e, com os cuidados corretos, vive até 20 anos. É muito sensível ao calor e ao frio, logo, é necessário cuidado em relação à temperatura do ambiente ocupado por ela.

Minicoelho

Minicoelho peludo em palma da mão
Minicoelho (Shutterstock)

O minicoelho é uma graça! Cabe na palma da mão e não faz barulho. Além disso, é inteligente, dócil e se dá bem com outros animais. O pelo do minicoelho é limpo e não tem cheiro. Ele aprende a fazer as necessidades fisiológicas no lugar em que ensiná-lo. A alimentação dele é à base de frutas, ração, legumes e verduras.

Pato-carolino

Dois patos-carolinos em riacho
Pato-carolino (Imagem: Shutterstock)

O pato-carolino é uma ave fácil de ser cuidada. Às vezes, pode ser arisca, mas se criada com humanos, torna-se mansa. Alimenta-se de sementes, plantas aquáticas e castanhas. Gosta de ficar em árvores e perto de lagos. Caso não tenha uma árvore, pode ser feita uma casinha de madeira com a alimentação próxima a ela. É indicado para quem mora em casa e possui espaço suficiente para ele.

Sagui comum

Sagui em galho de árvore
Sagui comum (Imagem: Shutterstock)

O sagui comum é um dos menores macacos já encontrados. É tímido com humanos e não gosta de ser controlado. É um animal que não gosta de passar frio. A alimentação é à base de ração, frutas, sementes de girassol e ovos. O lugar ideal para ele é em um viveiro, onde bata sol e longe de correntes de ar.

Cobra

Cobra milho vermelha em cima de suculenta
Cobra milho (Imagem: Shutterstock)

Também é possível ter cobras como animais de estimação. O Ibama autoriza a posse apenas de espécies não-peçonhentas, como jiboia, cobra milho, píton da índia e píton real. Algumas podem medir mais de 10 metros, outras não passam de 25 cm. São carnívoras, portanto, se alimentam principalmente de aves e pequenos mamíferos. Além disso, precisam viver em condições ideais de temperatura e umidade.