AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Crianças

Bomba de leite: quando comprar e como funciona esse importante acessório para amamentação

A bomba de leite é aliada das lactantes e deve fazer parte do enxoval do bebê

Da Redação Publicado em 07/09/2022, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bomba de leite deve fazer parte do enxoval, garante especialista. - Wesley Tingey/Unsplash
A bomba de leite deve fazer parte do enxoval, garante especialista. - Wesley Tingey/Unsplash

As novas mamães talvez não saibam, mas uma boa bomba de leite é uma grande aliada nos primeiros meses de vida de um bebê. Seja para extrair o excesso de leite produzido pelo organismo, seja para “estocar” o leite que será usado após a volta ao trabalho, contar com a ajuda de uma bomba é vital na rotina da maternidade.

"A bomba de leite pode ser utilizada em diversas situações: resolver uma questão de empedramento de leite, uma ausência planejada da mãe, para doação de leite, por conta do retorno ao trabalho, para aumentar a produção de leite, por uma necessidade de relactação, para complementar com o próprio leite, para a lactação induzida em situação de parto prematuro, entre outros", explica Cinthia Calsinski, Consultora Internacional de Lactação.

Encontrar a bomba de leite ideal, porém, é quase uma arte, afinal, existem modelos diferentes com funcionalidades variadas. As principais são a elétrica simples, que faz a extração de uma mama por vez, a elétrica dupla, que extrai leite das duas mamas ao mesmo tempo, e a manual, em que a própria mulher estimula a liberação do leite.

As bombas elétricas são muito práticas e permitem regular a intensidade da extração e da estimulação. Já no segundo caso, da bomba manual, a praticidade fica por conta da mobilidade: é uma ótima opção para levar na bolsa para passeios e saídas em família.

"A bomba de leite deve fazer parte do enxoval", complementa Fabiana Milan, gerente de marketing da Alô Bebê. "A família pode decidir o melhor momento. Mas é bom tê-la já quando o bebê nasce."

Outro ponto que pode interferir diretamente nessa bomba é o orçamento da família, que também precisa ser considerado, afinal, as versões elétricas costumam ter um custo mais alto que as manuais, pesando no valor final do enxoval.

"Como mãe de primeira viagem, nunca sabemos se vamos precisar ou não da bomba tira leite, então invista em uma que tenha um bom custo-benefício", explica Lory Buffara, consultora de enxoval e CEO da Mommys Concierge.

CUIDADOS COM A ORDENHA

Independentemente da escolha, uma coisa é certa: a bomba de leite precisa ser bem cuidada para que cumpra a sua função corretamente e não ofereça riscos para a mãe e o seu bebê. Isso significa que o acessório precisa ser higienizado com frequência e da melhor maneira possível, seja ele elétrico ou manual.

"Não tem um modelo que seja mais fácil de lavar, mas é preciso ter o cuidado para não deixar nenhum resíduo, lavando e esterilizando adequadamente os potes de armazenamento", diz Fabiana. Esse ponto também é importante porque é bastante provável que a bomba seja usada por todo o período de amamentação - ou seja, ele precisa durar.

"A bomba de tirar leite é importante quando a mamãe tem excesso de leite, em que é necessário a extração. Outra utilidade é no estímulo da produção do leite, importante para as mamães que precisam aumentar a sua produção, e o terceiro motivo é quando a mamãe precisa sair ou trabalhar fora e necessita deixar o leite para outra pessoa dar ao bebê", explica Lory.

Por isso, manter o acessório higienizado e armazenado corretamente garante a longevidade do produto e também que ele acate com as necessidades da mãe.

Em termos do uso, em si, é importante lembrar que o processo de ordenha precisa de cuidado, afinal, os seios ficam bastante sensíveis durante o período de amamentação e é necessário preservá-los para os momentos de alimentação direta do bebê.

"Importante saber que existem tamanhos diferentes de bocais para encaixe na aréola, e assim como no caso do bebê, um encaixe errado pode não apenas não ordenhar adequadamente como machucar", recomenda Cinthia.

Além disso, a especialista em amamentação oferece algumas orientações para mamães que vão experimentar a bomba de leite pela primeira vez:

  • Relaxe: não fique contando gota por gota
  • Tome um banho morno antes: pode fazer toda a diferença
  • Olhe fotos ou vídeos do seu bebê, ajuda a relaxar e ordenhar maior volume