AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Filhos

Enxoval do bebê: dicas para fazer com pouco dinheiro e priorizando itens essenciais

Economia circular vira moda e conquista cada vez mais pais antenados e modernos

*Renata Rode, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 21/07/2023, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatriz economizou com o enxoval de bebê da filha, Beatriz. - Michel Bar Haim/Unsplash
Beatriz economizou com o enxoval de bebê da filha, Beatriz. - Michel Bar Haim/Unsplash

Sabe a máxima de que o menos é mais? Isso vale também para a hora de fazer o enxoval do bebê. Que o diga a enfermeira Beatriz Moura, que planejou todo o enxoval da filha, a pequena Valentina, de quase seis meses, misturando peças novas com produtos de desapego em perfeito estado. As compras, segundo ela, foram feitas com orientação e após muita pesquisa, permitindo uma economia de pelo menos 45% no orçamento do casal.

Na foto que abre esta matéria, por exemplo, Beatriz exibe o cadeirão - de segunda mão - que adquiriu por meio da economia circular. Trata-se de um conceito que propõe que os itens não sejam simplesmente descartados ou armazenados, mas reinseridos no mercado após o uso. Assim, lembra o Sebrae, em vez de ter aquela peça guardada e em desuso há anos no guarda-roupa — ou simplesmente jogar fora, contribuindo com a poluição e privando alguém de ter uma peça que ainda está em bom estado —, existe a opção de vendê-la ou doá-la.

"Minha cunhada, que está grávida, acompanhou o passo a passo. Tenho a certeza de que a minha sobrinha Isabella, que está para chegar, vai herdar algumas coisas da minha pequena”, comemora a mãe coruja. “Precisamos ser racionais em um momento completamente emocional, sem falar nos hormônios da gestação. Aprendi que é necessário ter calma, para curtir o momento e não se desgastar com peças ou coisas que não vamos usar. A internet me ajudou muito e passo essa dica para outras mães”, conta.

CALMA AÍ!

A ideia de economizar é ótima, afinal, nem sempre é possível investir muito dinheiro em um momento tão cheio de gastos, mas antes de adquirir qualquer item - usado ou não - é necessário se planejar. Melissa Biscoto, CEO da Mel Shopper, empresa especializada em consultoria de produtos para o bebê, aconselha começar com uma lista básica de itens. "Os pais costumam se empolgar e querem comprar tudo o que vêm pela frente, mas é importante lembrar que bebês crescem rápido e muitas peças podem não ser utilizadas. Portanto, dê prioridade a itens como roupas, produtos de higiene, alimentação e amamentação", explica.

Outra opção para economizar é investir em peças de segunda mão. O mercado de bebês e crianças é um dos que mais cresce para repasse de produtos, já que é grande o consumo deles por um curto espaço de tempo. Alguns grupos de moradores de condomínios e bairros organizam lotes de desapego em bom estado, visando a praticidade, economia e sustentabilidade das famílias.

"Muitas vezes, amigos ou familiares têm roupas e acessórios de bebê que já não são mais utilizados e estão em bom estado. Além disso, existem grupos de desapego nas redes sociais onde é possível encontrar itens usados por um preço mais acessível. Vale ressaltar que, ao adquirir produtos de 2ª mão, é importante verificar se estão em boas condições e higienizá-los corretamente antes de usá-los no bebê”, aconselha Melissa.

GASTOS DILUÍDOS

Uma alternativa interessante para quem não pode montar todo o enxoval de uma vez é fazer um planejamento financeiro. Isso porque, ao dividir as compras ao longo dos meses, é possível diluir os gastos e não comprometer o orçamento familiar.

Além disso, é importante pesquisar preços e promoções em diferentes lojas, pois, muitas delas, oferecem descontos e ofertas que podem fazer toda a diferença no valor final da compra. Neste momento, Melissa ainda destaca a vantagem de contratar um personal para auxiliar na montagem do enxoval: ter expertise e conhecimento sobre o assunto.

"Eles podem indicar quais são os melhores produtos, as marcas mais confiáveis e ajudar na organização do enxoval. Além disso, um personal pode auxiliar na escolha de peças que sejam mais versáteis e duráveis, evitando gastos desnecessários e ainda otimizando o tempo e fazendo muitas economias", explica.

Independentemente da verba ou recurso utilizado, é importante lembrar que - o mais importante no enxoval de um bebê - é o amor e cuidado que os pais irão proporcionar. "Não é necessário ter um enxoval completo ou cheio de itens caros para garantir o bem-estar e conforto do bebê. Com planejamento, pesquisa e priorização dos itens essenciais, é possível fazer esse tipo de compra. O importante é estar preparado para a chegada desse novo ser, tão especial, e aproveitar cada momento dessa fase única na vida dos pais", conclui.