AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / E agora?

Saiba como encarar o medo na hora do parto

Médica esclarece dúvidas sobre esse momento e explica como passar por ele

Redação EdiCase Publicado em 26/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento do parto gera ansiedade e medo em gestantes - Shutterstock
Momento do parto gera ansiedade e medo em gestantes - Shutterstock

A hora do parto é um momento que traz muita ansiedade e medo para algumas mulheres. Inclusive, há até quem queira decidir qual tipo de parto terá antes mesmo de engravidar. Entretanto, segundo a ginecologista e obstetra Liliane Guimarães, não adianta escolher antes, pois existem diversos fatores que interferem nessa decisão, como a posição fetal e as condições clínicas da mãe e do bebê.  

“Analisando todos os fatores, o médico pode chegar a uma decisão com a mãe, tentando unir as preferências dela com as condições do bebê”, esclarece a ginecologista. 

Importância da conversa com o médico 

Quando existem todas as condições para se ter um parto normal, o médico dá preferência para essa prática, “mas, às vezes, o bebê está sentado ou com o cordão umbilical enrolado no pescoço, casos em que o médico opta pela cesárea”, explica a médica.  

Ainda segundo Liliane Guimarães, em todos os casos, “esses fatores precisam ser esclarecidos durante o pré-natal, diante das condições de cada paciente, para que a gestante se sinta segura e confortável na hora do parto”, explica. 

Cesárea menos invasiva 

De acordo com a ginecologista e obstetra, hoje em dia, mesmo nos casos em que precisa ser feita a cesárea, “existem técnicas muito menos invasivas, o corte externo é um pouco menor, mas as principais mudanças são na parte interna, pois se corta menos, mexe menos e descola menos estruturas. Ou seja, internamente é uma cirurgia que tem uma manipulação menor”, detalha.  

Médico consultando uma gravida sentados em um sofá branco
Acompanhamento médico é importante para evitar sentimentos negativos e tornar o parto o mais natural possível (Imagem: Shutterstock)

Sem receios do parto normal 

Atualmente, muitas mulheres têm medo do parto normal, pois existem muitos mitos sobre esse tipo. Nesse caso, é muito importante que a mulher tenha um bom acompanhamento e uma boa relação com o médico, para que eles possam trabalhar esse medo e fazer com que tudo ocorra da forma mais natural possível. 

Minimizando as dores e desconfortos

De acordo com Liliane Guimarães, outro receio muito comum entre as grávidas é a anestesia. Mas, atualmente, o diâmetro da agulha é igual ao de um fio de cabelo. Se tudo isso for conversado, é mais fácil deixar a grávida tranquila na hora do parto. Os procedimentos estão cada vez mais avançados, minimizando as dores e os desconfortos.