AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

5 efeitos negativos do cigarro para a saúde da pele

Segundo pesquisa, um cigarro já reduz o nível de oxigênio na pele por cerca de uma hora

Redação Publicado em 03/06/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além dos prejuízos ao pulmão, o tabagismo favorece o envelhecimento e até mesmo a acne - Freepik
Além dos prejuízos ao pulmão, o tabagismo favorece o envelhecimento e até mesmo a acne - Freepik

Você sabia que, além dos inúmeros danos à saúde, o tabagismo também é um grande vilão do maior órgão do nosso corpo: a pele? Uma pesquisa da Universidade de Nagoya, no Japão, constatou que o cigarro gera uma queda de 40% na produção do colágeno – uma importante proteína presente no organismo que contribui para a elasticidade, hidratação e resistência da pele.

“As toxinas do cigarro geram problemas que vão desde a queda da oxigenação e do aporte de nutrientes dos tecidos periféricos, até a diminuição da produção de colágeno, causando um ciclo de problemas no funcionamento cutâneo”, reforça Luís Maatz, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para entender alguns dos diversos prejuízos do tabagismo à saúde da pele, o médico listou 5 fatos que farão você pensar duas vezes antes de colocar um cigarro na boca. Confira a seguir!

VASOCONSTRIÇÃO

É por meio do fluxo sanguíneo que substâncias importantes, inclusive o oxigênio, são transportadas para órgãos e tecidos. No entanto, as toxinas do cigarro diminuem a espessura dos vasos sanguíneos, deixando-os mais contraídos e dificultando a irrigação do tecido cutâneo, o que prejudica a oxigenação das células. “Um único cigarro já reduz o nível de oxigênio na pele por cerca de uma hora”, explica Maatz.

CICATRIZAÇÃO COMPROMETIDA

O cigarro tem forte ligação com complicações pós-operatórias, incluindo infecções de feridas. Com a vasoconstrição, o processo de cicatrização é afetado, já que as substâncias hidratantes não encontram o caminho em meio aos vasos finos, prejudicando o processo de recuperação e regeneração da pele.

“Em cirurgias, os fumantes têm maior risco de necrose, tanto pela vasoconstrição como pelo efeito pró-trombótico. No caso da vasoconstrição, o fluxo sanguíneo periférico diminui em 30% a 40% em poucos minutos após a inalação da fumaça, comprometendo a oxigenação dos tecidos e a cicatrização”, complementa o cirurgião.

ACNE INVERSA

A hidradenite supurativa, mais conhecida como acne inversa, é comum em fumantes. Muitas vezes confundida com espinhas ou furúnculos, a acne inversa é uma inflamação crônica da pele, caracterizada por inchaços e cistos profundos em áreas como axilas, mamas, virilha, genitais e glúteos.

Segundo Luís Maatz, alguns estudos indicam que a nicotina altera a função das células imunológica – gerando uma hiperplasia epidérmica, a ruptura dos folículos pilosos e, consequentemente, a acne inversa.

ENVELHECIMENTO DA PELE

Entre os efeitos do tabagismo está o envelhecimento cutâneo, que acelera o surgimento de rugas, linhas proeminentes, flacidez, pigmentações amareladas, avermelhadas ou acinzentadas.

“As toxinas do cigarro penetram nos fibroblastos (células da pele que produzem o colágeno), aumentando a produção da enzima metaloproteinase, que destrói estas fibras. Também aumentam a produção de radicais livres (moléculas instáveis que agridem a pele, acelerando seu envelhecimento)”, explica o especialista.

O hábito de fumar contribui ainda com o surgimento de rugas labiais. As marcas são uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar.

Para as mulheres fumantes, o risco de envelhecimento precoce da pele é maior, já que a nicotina interfere no fluxo do estrógeno (hormônio feminino que, entre várias funções, atua na síntese do colágeno e da elastina).

DERMATITE

O cigarro tem forte relação com dermatite de contato alérgica, como o eczema nas mãos. Nos produtos, há diversas substâncias alérgenas presentes no filtro, no papel e no tabaco. Se já não bastasse, os adesivos de nicotina, para quem decide parar de fumar, também causam dermatite de contato irritante e alérgica.

“Há diversos tratamentos que minimizam os efeitos estéticos, como aplicações de ácido hialurônico e toxina botulínica; a ritidoplastia (face lift) ou técnicas de microagulhamento. Entretanto, o melhor tratamento é parar de fumar, evitando os inúmeros prejuízos não só à pele, mas à saúde de forma geral”, finaliza Luís Maatz.