AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

9 alimentos que ajudam a combater o estresse

A alimentação contribui para reduzir os danos causados pelo esgotamento físico e emocional

Redação EdiCase Publicado em 29/11/2022, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns alimentos são grandes aliados contra o estresse - Shutterstock
Alguns alimentos são grandes aliados contra o estresse - Shutterstock

Alguns alimentos conseguem auxiliar no processo de emagrecimento e na saúde do organismo de forma geral. Além disso, também são grandes aliados contra o estresse, pois, quando ele se torna intenso e rotineiro, pode causar diferentes danos ao bem-estar físico e mental. 

Na sequência, a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho lista os principais alimentos e suas funções no combate à irritabilidade. 

1. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará melhora os sintomas da depressão e auxilia na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade de castanha-do-pará ao dia fornece a quantidade de selênio que necessitamos. 

2. Espinafre e brócolis

Os vegetais são ricos em potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato e vitaminas do complexo B e C. Auxiliam no adequado funcionamento do sistema nervoso, prevenindo a depressão.

3. Peixes e frutos do mar  

Peixes e frutos do mar contêm zinco e selênio que, por agirem no cérebro, auxiliam na diminuição do cansaço e da ansiedade. Também possuem triptofano, que é uma substância precursora da serotonina. 

4. Laranja

Auxilia no combate ao estresse por ser um relaxante muscular natural. Além disso, a fruta possui cálcio e é rica em vitamina C e do complexo B. 

Frutas vermelhas (morango, framboesa e mirtilo) dentro do bowl vermelho e frutas ao lado
As frutas vermelhas protegem o corpo de radicais livres (Imagem: Shutterstock)

5. Frutas vermelhas

Amora, morango e mirtilo são alguns exemplos. Além de saborosas, essas frutas também são ricas em antioxidantes e, por isso, são excelentes para proteger o corpo dos radicais livres gerados pelo estresse. 

6. Abacate

Abacates são riquíssimos em vitaminas do complexo B. O corpo necessita dessas vitaminas para manter em ordem os nervos e as células do cérebro

7. Banana

Essa fruta é rica em triptofano, o que faz com o que o consumo da banana aumente a produção de serotonina. 

8. Chá-verde

O chá-verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais. 

9. Chocolate amargo

Os flavonoides encontrados no chocolate amargo ajudam a manter a pressão sanguínea estável e a mente afiada. Podem também ajudar a combater o dano causado pelo estresse.