AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda a se cuidar no home office e evite problemas como a trombose

Especialista explica porque o trabalho em casa pode gerar o problema e dá dicas de prevenção

Da Redação Publicado em 11/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Home office pode ser um aliado ruim para a postura e circulação - Jason Strull/ Unsplash
Home office pode ser um aliado ruim para a postura e circulação - Jason Strull/ Unsplash

Há mais de um ano, grande parte dos trabalhadores viu sua rotina com a jornada de trabalho mudar totalmente devido a pandemia da covid-19. De um dia para o outro, fomos obrigados a passar todo o tempo possível em casa, tornando o lar um grande local de trabalho.

Além da disciplina e concentração, que nem sempre fáceis no home office, o fato de fazermos menos movimentos e passarmos longos períodos sentados pode refletir, e muito, na saúde do nosso corpo, segundo informa o médico vascular Gustavo Marcatto. “E por que isso acontece? Quando estamos em home office, a tendência é permanecer longos períodos sentados, o que não é nada saudável para o sistema circulatório”, explica.

Antes da pandemia, quando todos saíamos de casa para exercer nossas atividades, naturalmente nos movimentávamos mais. Primeiro com o deslocamento do lar até o trabalho; depois com as atividades e rotinas diárias dentro da empresa, saídas para almoço ou um café e a volta para a casa ao final do expediente. “Agora passamos muito tempo parados, sentados. E aí está o problema já que a circulação de retorno sofre para acontecer e, com isso, os riscos de um quadro de trombose são elevados”, alerta o especialista. 

Ainda de acordo com Marcatto, outro ponto importante é que no home office as pessoas acabam ingerindo menos água do que seria o ideal, aumentando o risco para o desenvolvimento da trombose”. 

MAS O QUE FAZER?
Para evitar desenvolver esse grave problema circulatório, bastam algumas medidas e simples mudanças de hábitos enquanto estiver trabalhando em casa. 

A primeira coisa, segundo o vascular, é sempre se movimentar durante a jornada de trabalho: “O ideal é programar o despertador do celular, de preferência a cada duas horas, para levantar, caminhar pelo ambiente, fazer algum tipo de movimento, e só então sentar novamente”.

Outra dica importante, e que serve para o bom funcionamento de todo o organismo, é sobre o consumo de água. “É essencial que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida durante o dia. O recomendável é no mínimo 2,5 litros diariamente”, ressalta o profissional.

Por último, também é necessário utilizar um suporte para apoiar os pés enquanto estiver sentado. “De vez em quando levante os pés do suporte e balance as pernas, alongue, faça exercícios que movimentem os membros inferiores, ajudando assim a circulação de retorno acontecer”, indica.

“Vale lembrar que quem tem risco adicional, quadro de hereditariedade ou já teve trombose, deve procurar o médico para fazer sempre um acompanhamento”, completa.