AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Bruxismo: problema não acontece só à noite, mas o dia inteiro

Hábito inconsciente e nocivo aos dentes deve ser tratado com cuidados ligados ao físico e ao mental

Redação Publicado em 13/05/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Existem boas soluções pontuais para amenizar os efeitos do bruxismo. - Unsplash
Existem boas soluções pontuais para amenizar os efeitos do bruxismo. - Unsplash

Preste atenção nas suas mandíbulas agora. Suas arcadas dentárias estão encostadas uma na outra ou soltas? Sua língua está "colada" no céu da boca ou relaxada? Se você percebeu seu maxilar mais para o tenso do que para o relaxado, pode estar sofrendo de bruxismo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o bruxismo persegue suas vítimas ao longo do dia todo e não somente durante a noite

Isso porque ele decorre, de forma mais comum, de um comportamento mental/emocional tenso, que também está acometendo a pessoa durante todo o dia. A cirurgiã-dentista Diana Fernandes explica que o Bruxismo não tem uma causa única definida, sendo considerada uma questão multifatorial. 

"A ansiedade e o estresse emocional estão associados como os maiores causadores do apertamento e rangimento dos dentes de forma involuntária e muitas vezes imperceptível para o paciente, que acaba descarregando mais força tensional nos músculos da face", explica.

Essa condição imperceptível é que faz com que a pessoa não detecte que está apertando os dentes durante o dia, com as atividades acontecendo em sequência e distraindo nossa atenção. Acaba-se percebendo o efeito do bruxismo apenas depois de uma noite toda de apertos e rangidos, dependendo do tipo que se tem, como explica Diana: "O bruxismo é dividido em dois tipos: cêntrico, quando a pessoa apenas aperta uma arcada na outra e o excêntrico, quando se desloca a mandíbula de um lado para o outro rangendo os dentes superiores nos inferiores".

A especialista considera que existem boas soluções pontuais para amenizar os efeitos do bruxismo, como as placas para se usar à noite e até mesmo a aplicação de botox em regiões específicas do maxilar, que suavizam a mordida. "A placa miorrelaxante não deixará a pessoa ranger os dentes, ajudando a preservá-los. Por outro lado, seu uso fica limitado, já que ela dificulta o ato de falar e não se pode comer com ela", detalha. Em função dessa limitação, Diana recomenda o uso da toxina botulínica para diminuir a tensão entre os músculos da mastigação. "Esse tratamento evita o apertamento profundo desses músculos".

Com sua experiência cotidiana lidando com os pacientes, a dentista confirma que a rotina mais frenética dos dias atuais, com as estatísticas mundiais de ansiedade e estresse tão altas, o uso abusivo de telas, além do consumo crescente de álcool e cafeína fazem aumentar a procura por tratamentos contra o bruxismo. "As pessoas nessa condição podem apresentar fadiga, cansaço, inflamação dos músculos, dores de cabeça, dores nas costas, dificuldade em abrir a boca, retrações nas gengivas e até mesmo perda do esmalte e estruturas mais profundas dos dentes", relata.

Por conta disso, além dos tratamentos já citados, AnaMaria Digital lista 5 dicas de conduta cotidiana para suavizar as causas que levam ao bruxismo:

  1. Fazer atividades físicas
  2. Tomar um chá relaxante antes do sono
  3. Deixar o celular longe de cama e desligá-lo uma hora antes de dormir
  4. Banhos quentes antes de deitar-se
  5. Evitar bebidas com cafeína, como café, chá e refrigerante.