bem-estar-e-saude   / Qualidade de vida

Com dores nas mãos, braços e ombros? Veja 5 dicas para prevenir o desconforto

Postura no home office, quedas em casa e até a maneira correta de carregar sacolas: saiba como evitar lesões

Da Redação Publicado quarta 9 junho, 2021

Postura no home office, quedas em casa e até a maneira correta de carregar sacolas: saiba como evitar lesões
Veja dicas para prevenir as dores nas articulações superiores - Unsplash

Existem atividades que fazemos todos os dias e acabamos não prestando atenção na maneira como as realizamos. Se descuidarmos do posicionamento correto do corpo, muito provavelmente teremos problemas com o passar do tempo, principalmente porque inúmeras das nossas ocupações rotineiras envolvem o uso inadequado das mãos, braços e ombros.

Portanto, preste atenção à sua postura ao ler esse texto. Está no celular? Cuidado com a curvatura do pescoço! Se está no computador de mesa, como está sua coluna?

AnaMaria Digital conversou com a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, que atua há mais de 30 anos na prevenção e tratamento desse tipo de lesão, atrás de algumas dicas valiosas para você se cuidar cada vez mais. Confira! 

1)   CUIDADO COM A POSTURA DO HOME OFFICE 
O uso do computador por longas horas está frequentemente associado a lesões e dores em todo o corpo. Para se prevenir, seu cotovelo deve estar apoiado, e não solto; o monitor deve estar na altura do olho, não muito baixo e nem muito alto e a cadeira também não pode ser muito alta ou muito baixa. 

“Além dessas providências ergonômicas, é importante respeitar a rotina para evitar o esforço continuado, com pausas para as refeições e cafés e muito alongamento”, recomenda a profissional, antes de alertar: “E nem pensar em trabalhar na cama ou no sofá."

2)   CARREGAR PESO É COISA SÉRIA
Certamente, você carrega peso de forma inadequada e nem percebe. Não estamos falando apenas de fardos de comida ou outros carregamentos fora do comum. “Uma simples ida ao mercado pode trazer consequências, se você traz as sacolas apenas com os dedos”, exemplifica a terapeuta ocupacional. 

Outro ponto importante é o prato de comida! Ele parece bem leve, não é mesmo? Mas atente para a forma correta de transportá-lo, assim como panelas e tigelas de frutas: sempre com as duas mãos.

3)   ATENÇÃO ÀS QUEDAS! 
É comum a pessoa sofrer uma fratura de graves proporções após uma queda e dizer: “Caí por uma bobagem”. São deslizes rotineiros, em geral dentro da própria casa. 

Syomara lista algumas medidas simples para evitar os tombos,como utilizar tapetes aderentes; remover objetos das passagens, deixando bem livre o caminho entre a cama e o banheiro; evitar móveis com arestas pontiagudas, entre outras sugestões.

“Uma fratura, por simples que seja, leva ao enfraquecimento e pode trazer uma lesão permanente”, explica a terapeuta. “Para quem já tem enfraquecimento muscular, usar gesso por três semanas pode piorar a condição.”

4)  ATENÇÃO PARA A HORA DE DORMIR
Muita gente só consegue dormir em uma determinada posição, e esse hábito pode vir de muitos anos. É importante, porém, não colocar a cabeça sobre o punho. 

“Quando existe essa compressão, ocorre um pinçamento constante do nervo mediano, muito importante de ser evitado”, alerta Syomara.

5)   ATENÇÃO ÀS ATIVIDADES REPETITIVAS
As lesões e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho não ocorrem apenas pelo uso do computador. Quem trabalha profissionalmente ou como hobby com costura, jardinagem, cozinha, entre outras atividades, pode sofrer uma lesão se tiver tendência a isso e mantiver uma postura inadequada. 

“Muita gente aderiu durante a pandemia aos aplicativos de delivery para vender pratos. São doces, bolos, marmitas prontas… imagine quanta atividade repetitiva para dar conta”, explica a terapeuta ocupacional.

Além de todos esses cuidados, Syomara traz a regra de ouro do autocuidado: o alongamento constante. “Seja qual for a atividade, é preciso parar, alongar-se, respirar e fazer um bom alongamento de todo o corpo e das mãos em especial”, ressalta.

Último acesso: 30 Jul 2021 - 04:03:01 (1143925).