Comer macarrão à noite engorda? Especialista garante que há benefícios!

No Dia Mundial do Macarrão, comemorado nesta segunda (25), descubra um dos segredos do prato queridinho

Da Redação Publicado segunda 25 outubro, 2021

No Dia Mundial do Macarrão, comemorado nesta segunda (25), descubra um dos segredos do prato queridinho
Sabia que o macarrão pode fazer bem para a saúde? - Pixabay/Banco de imagens

Rápido, prático e muito saboroso. O macarrão aparece com frequência na mesa dos brasileiros, isso porque o país é considerado o terceiro maior consumidor da massa no mundo. 

Temos diversas opções de macarrão, entre eles o integral ideal para quem se preocupa mais com o valor nutricional e os vegetais  (de abobrinha, cenoura, pupunha) ou as massas de arroz e milho -  que são indicados para perda de peso ou pessoas que possuem intolerância. Mas isso não quer dizer que o macarrão tradicional seja um grande vilão.

“Sabemos que a principal composição do macarrão são os carboidratos, mas a massa também contém fontes de vitaminas, cálcio, fibras, ferro e magnésio, que podem trazer benefícios para à saúde se ingeridas na quantidade certa”, explica a nutróloga Fernanda Cortez à AnaMaria Digital.

Graças ao triptofano e as vitaminas B contidos na massa, uma porção de macarrão no jantar (80 gramas) também pode ajudar amenizar a insônia, relaxar e não engordar. 

“Ingerir macarrão à noite promove a síntese insulina que ajuda a absorção do triptofano, o aminoácido precursor da serotonina que melhora o humor e da melatonina que ajuda a orientar o ritmo do sono”, explica Fernanda.

Além disso, a nutróloga esclarece os mitos sobre a vitamina B, uma das mais abundantes no macarrão.

“A vitamina B, presente em maior quantidade no macarrão integral, traz o relaxamento muscular. Já a B1, que é bem importante para o sistema nervoso central, estimula a produção de serotonina”, completa Fernanda.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 18:33:35 (1151468).