AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Comer macarrão à noite engorda? Especialista garante que há benefícios!

No Dia Mundial do Macarrão, comemorado nesta segunda (25), descubra um dos segredos do prato queridinho

Da Redação Publicado em 25/10/2021, às 11h37 - Atualizado às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sabia que o macarrão pode fazer bem para a saúde? - Pixabay/Banco de imagens
Sabia que o macarrão pode fazer bem para a saúde? - Pixabay/Banco de imagens

Rápido, prático e muito saboroso. O macarrão aparece com frequência na mesa dos brasileiros, isso porque o país é considerado o terceiro maior consumidor da massa no mundo. 

Temos diversas opções de macarrão, entre eles o integral ideal para quem se preocupa mais com o valor nutricional e os vegetais  (de abobrinha, cenoura, pupunha) ou as massas de arroz e milho -  que são indicados para perda de peso ou pessoas que possuem intolerância. Mas isso não quer dizer que o macarrão tradicional seja um grande vilão.

“Sabemos que a principal composição do macarrão são os carboidratos, mas a massa também contém fontes de vitaminas, cálcio, fibras, ferro e magnésio, que podem trazer benefícios para à saúde se ingeridas na quantidade certa”, explica a nutróloga Fernanda Cortez à AnaMaria Digital.

Graças ao triptofano e as vitaminas B contidos na massa, uma porção de macarrão no jantar (80 gramas) também pode ajudar amenizar a insônia, relaxar e não engordar. 

“Ingerir macarrão à noite promove a síntese insulina que ajuda a absorção do triptofano, o aminoácido precursor da serotonina que melhora o humor e da melatonina que ajuda a orientar o ritmo do sono”, explica Fernanda.

Além disso, a nutróloga esclarece os mitos sobre a vitamina B, uma das mais abundantes no macarrão.

“A vitamina B, presente em maior quantidade no macarrão integral, traz o relaxamento muscular. Já a B1, que é bem importante para o sistema nervoso central, estimula a produção de serotonina”, completa Fernanda.