AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como diferenciar a labirintite de uma simples tontura

Saiba como diferenciar a labirintite de uma simples tontura; entenda seus sintomas, causas e tratamentos

Labirintite - Foto: Reprodução/Freepik
Labirintite - Foto: Reprodução/Freepik

Condição que causa inflamação no ouvido, a labirintite parece um problema simples de início, sendo caracterizada por breves momentos de tontura. Porém, é crucial saber como diferenciar uma coisa da outra e a doença de outras causas de vertigem.

A tontura é uma sensação de desequilíbrio, instabilidade ou leveza. Pode ser leve ou intensa e pode ser passageira ou durar dias. Já a labirintite é uma sensação de rotação, como se o mundo estivesse girando em torno de você. 

AnaMaria conversou com o médico otorrinolaringologista Henrique Furlan, que explicou que é necessário que o paciente realize exames para descartar que essa tontura pode ser decorrente de outras razões para além da labirintite. 

"Existem causas muito comuns para a tontura, como dor de cabeça, desidratação ou pressão baixa, que podem ser confundidas com labirintite dependendo dos hábitos do paciente", diz.

Embora seja mais comum em pessoas acima dos 40 anos, a labirintite pode ter suas raízes em diversas condições médicas, como hipertensão, diabetes, desequilíbrios nos níveis de glicose, colesterol alto, alcoolismo, tabagismo, problemas emocionais e má alimentação.

Como acabar com as crises de tontura e labirintite?

Sintomas e causas da labirintite: entenda as diferenças e como identificar

Os sintomas típicos da labirintite incluem vertigem intensa, sensação de desequilíbrio, náuseas, vômitos, perda auditiva, sudorese, zumbidos nos ouvidos e problemas gastrointestinais. 

Durante uma crise, é recomendado repouso e evitar estímulos como luzes fortes, cheiros intensos e certos alimentos, além de buscar assistência médica, segundo a fonoaudióloga Iva Lanzarini.

Além disso, a labirintite pode estar associada a crises de ansiedade e síndrome do pânico, o que pode deixar o paciente desorientado e tonto devido a quedas na pressão nessas situações, gerando traumas relacionados à falta de controle e medo de alturas.

O tratamento visa aliviar os sintomas e inclui o uso de medicamentos específicos, mudanças na alimentação, evitando locais aglomerados, adoção de posições cuidadosas e uso de luzes suaves até a melhora progressiva dos sintomas.

Ignorar a labirintite pode levar a complicações graves, como vertigem crônica, perda auditiva e zumbidos persistentes. 

Portanto, a conscientização sobre essa condição e a busca por diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para minimizar seus impactos na saúde e na qualidade de vida.

Leia também

Tontura: sabia que existem quatro principais tipos?

Tontura no idoso: quando é preciso procurar um médico?

10 causas de tontura para você ficar atento