AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como os distúrbios da tireoide podem afetar o nosso peso? Te explicamos tudo

Entenda a relação complexa entre doenças tireoidianas, peso corporal e metabolismo

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 06/10/2022, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quando a tireoide está funcionando bem, o metabolismo basal é acelerado. - Unsplash
Quando a tireoide está funcionando bem, o metabolismo basal é acelerado. - Unsplash

Muitas pessoas acreditam que o excesso de peso pode estar ligado a algum distúrbio da tireoide. Mas será mesmo? É preciso esclarecer essa dúvida.

A verdade é que, até o momento, não existem evidências científicas comprovando essa relação. O que se sabe, com certeza, é que quando a tireoide está funcionando bem, o metabolismo basal é acelerado e isso pode levar à perda de peso. Já quando ela está irregular, pode levar a um ganho de peso.

Isso não quer dizer, porém, que todo ganho de peso esteja ligado a algum distúrbio da tireoide. Há vários outros fatores envolvidos nessa equação. Por isso, é importante conversar com o seu médico e fazer exames regularmente para ter certeza de que tudo está funcionando bem.

Sabemos que existe uma relação complexa entre doenças tireoidianas, peso corporal e metabolismo. O hormônio da tireoide regula todo o nosso metabolismo, mas nem é o único. Existem muitos outros hormônios, proteínas e produtos químicos importantes para controlar o gasto de energia, a ingestão alimentar e o peso corporal.

TENDÊNCIA A ENGORDAR?

Você já deve ter ouvido falar que pessoas com hipotireoidismo tendem a engordar, certo? De fato, ganhar peso é comum nos pacientes com hipotireoidismo. Em média, alguém com hipotireoidismo pode ganhar de dois a cinco quilos, a depender do grau da doença.

Isso se dá, principalmente, pelo excesso de sal e água na dieta. Mesmo assim, é importante manter-se hidratado e consumir alimentos saudáveis para evitar ganho de peso desnecessário.

Além disso, o hipotireoidismo também está associado a uma menor taxa de hormônios tireoidianos no organismo. Eles são essenciais para o funcionamento adequado do metabolismo e, consequentemente, para o controle do peso. Por isso, é importante fazer o diagnóstico precoce da doença e iniciar o tratamento o quanto antes.

Já o hipertireoidismo é ocasionado pelo excesso de hormônios tireoidianos e aumento da taxa metabólica. O que pode levar esses pacientes à perda de alguma quantidade de peso.

Em casos mais severos, o metabolismo do paciente pode aumentar, requisitando um aumento de calorias ingeridas para manter o peso corporal basal. Caso o indivíduo não aumente o consumo de alimentos, haverá perda de peso.

Todavia, esse quadro pode ser revertido com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Portanto, quem tem hipertireoidismo deve sempre consultar um nutricionista para montar um cardápio adequado.

Viu só como mudança de peso não é sempre consequência de distúrbios na tireoide? Muitas vezes, a alteração na balança está ligada a hábitos alimentares pouco saudáveis, falta de exercícios físicos ou a problemas emocionais.

Algumas doenças da tireoide podem, sim, causar mudanças repentinas no peso, mas esse não é o caso de todas elas. Por isso, se você suspeita que possui um distúrbio tireoidiano, procure um endocrinologista para avaliar e receber o tratamento adequado.

Mas, atenção: é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente para evitar ganho de peso. Esses cuidados são fundamentais para mantermos a saúde em dia.

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373)é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi; Podcast: Não leve a mal, é hormonal