AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / VIDA SEXUAL

Dia do Homem: pesquisa aponta que 22% nunca fizeram exames para IST's

Segundo levantamento, 4 em cada 10 homens só consultam um especialista quando há um problema específico

Da redação Publicado em 15/07/2023, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No Brasil, Dia do Homem é celebrado no dia 15 de julho - Unsplash
No Brasil, Dia do Homem é celebrado no dia 15 de julho - Unsplash

Pouca gente sabe, mas, neste 15 de julho é celebrado o Dia do Homem no Brasil. A data tem como objetivo incentivar a prevenção e os cuidados com a saúde masculina, tema que ainda enfrenta muitos tabus, desafios e a desinformação. 

De olho nas consequências geradas por essa falta de cuidado, o Gleeden - plataforma de encontros e relações não-monogâmicas - questionou seus usuários sobre os hábitos de cuidado com a saúde sexual.

A pesquisa foi realizada em 2022 e traz um dado que chama a atenção: 22% dos homens entrevistados mencionaram nunca terem feito o teste para diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis (IST); outros 22% disseram testar a cada seis meses, enquanto 56% o fazem uma vez ao ano. 

A sexóloga da plataforma, Paulina Millán, explica que há uma falsa percepção sobre a educação sexual. “Muitas vezes, as pessoas pensam que educação sexual se resume a saber sobre sexo e conhecer anticoncepcionais. No entanto, elas precisam considerar aspectos como prevenção, prazer e até violência sexual. Esse dia é muito importante para falar mais sobre o assunto e aprofundar na detecção de doenças”, destaca.

Quando perguntados se já tiveram algum tipo de IST, 67% dos entrevistados afirmaram nunca terem sido infectados, enquanto 33% responderam que tiveram o problema em um passado distante. Destes, 67% deles são homens. 

Segundo Silvia Rubies, diretora de comunicação e marketing do Gleeden, o fato da falta de interesse masculina em fazer teste para IST "reflete a falta de informação, divulgação e disponibilidade de clínicas locais para que as pessoas possam se testar. Além disso, grande parte das pessoas acredita que, se não tiverem sinais visíveis, estão saudáveis”. 

E OS EXAMES DE ROTINA?

Em relação aos exames de rotina, 44% dos usuários da plataforma disseram se consultar com um especialista pelo menos uma vez ao ano - 25% mulheres e 75% homens. Já 44% dos entrevistados homens só buscam ajuda médica quando há um problema específico.

INFIÉIS 

Em contrapartida, quem mais cuida da saúde sexual e reprodutiva são os infiéis. A pesquisa revela que 82% sempre usa preservativo nas relações sexuais com o amante. Enquanto, com o parceiro estável, 45% nunca usam preservativo. 

“Continuamos com uma educação meio moralista, em que se acredita que as pessoas só têm um parceiro sexual em toda a vida, quando a realidade se mostra diferente disso. Você precisa estar mais aberto para falar sobre todos os encontros sexuais que você tem, não só se preocupar com uma gravidez, mas também sobre ISTs, e ter a confiança para perguntar ou fazer o teste com cada parceiro que você tiver, mesmo que seja um novo relacionamento ou casual”, pontua Paulina.

Segundo ela, em geral, faltam clínicas para que as pessoas possam ir e fazer um pacote completo de testes de detecção, não só do HIV, mas também de outras doenças como gonorreia, sífilis, hepatite etc. 

“Além disso, a maioria das pessoas desconhece que já existem vacinas preventivas ou acredita que, se não tiverem um sintoma visível nos órgãos sexuais, estão saudáveis, quando existe a possibilidade de serem portadores de muitas infecções que não apresentam sintomas”, afirma.