AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Dia Mundial da Hipertensão

Saiba o que é e confira 3 receitas que ajudam na prevenção

Izabel Duva Rapoport Publicado em 26/04/2018, às 10h59 - Atualizado em 12/02/2021, às 13h47

Mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta - Divulgação
Mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta - Divulgação

Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, data marcada para nos alertar sobre os riscos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com o problema popularmente conhecido como “pressão alta”. Para combatê-la, uma das recomendações mais clássicas é a redução do consumo de sal no dia a dia. No entanto, existem outros cuidados de prevenção. Confira as informações abaixo e se cuide!

O que é
Trata-se de uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea no corpo, igual ou maior que 12 por 8. Ela aumenta por vários motivos, sendo o principal deles a contração dos vasos por onde o sangue circula no corpo. “Vamos pensar no coração e os vasos como uma torneira ligada a várias mangueiras circulando o sangue. Se fecharmos a ponta das mangueiras, a pressão dentro delas vai aumentar. É justamente o que acontece quando o coração vai bombear o sangue para o corpo e as veias estão estreitas: a pressão aumenta", explica Elia Ascer, cardiologista do aplicativo Docway.

Segundo o médico, se não tratada, a hipertensão pode ter consequências graves como insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, AVC isquêmico e hemorrágico, entre outras doenças. “Essa pressão elevada acaba atacando os vasos, coração, rins e cérebro, que são recobertos por uma camada muito fina e delicada, que acaba sendo machucada. Com o tempo, esses vasos vão ficando endurecidos e ainda mais estreitos e podem entupir e romper”, diz.

Veja também:
Qual é o seu nível de estresse?
O regime mais saudável de todos!
Dicas para começar a meditar

As pessoas mais propensas são aquelas com excesso de peso, que não tem uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. “O risco aumenta com a idade. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 90% de chances de desenvolver a hipertensão”, afirma Maurício Kurcharsky, clínico geral do Cejam, Centro de Estudos e Pesquisas Doutor João Amorim.

Inimiga silenciosa
De acordo com o especialista, a maioria das pessoas com pressão alta não apresenta sintomas no início da doença, por isso ela é chamada de inimiga silenciosa. “A única forma é a verificação regular, o que pode ser feito em ambulatórios e hospitais. Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros”, alerta Maurício.

O especialista recomenda diminuir a quantidade de sal e evitar açúcares, doces, frituras, além de alimentos processados e industrializados. É aconselhável também reduzir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. “A hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle. Ter uma alimentação saudável, manter o peso saudável, praticar atividade física e controlar o estresse são essenciais para garantir a qualidade de vida e viver mais e melhor”, diz.

Na cozinha
A regra de ouro para uma alimentação saudável, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, é minimizar o consumo de alimentos muito processados e manter os alimentos in natura como base dos preparos na cozinha. “Ao consumir menos alimentos industrializados, reduzimos o consumo de sódio. Outro fator importante é que ao aumentar o consumo de in natura, consumimos mais potássio, o que ajuda no controle da pressão”, orienta a nutricionista Jyana Gomes Morais Campos, da Fundação Pró-Rim.

3 receitas saborosas para uma vida mais saudável
Confira abaixo três pratos elaborados para auxiliar na prevenção e no combate à hipertensão. As dicas são da Electrolux e da nutricionista Cinthya Maggi.


Pasta com abobrinha e pesto de tomate seco
A abobrinha é uma fonte de betacaroteno, vitamina C. O legume é rico em antioxidantes atuando na prevenção de doenças. Segundo Cinthya, uma boa quantidade de potássio atua na prevenção da hipertensão, além de magnésio e cálcio para ajudar na saúde do coração. 

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes
1 abobrinha média
1 colher (chá) de sal
500g de macarrão tipo penne integral

Pesto de Tomate Seco
250g de tomate seco
1 dente de alho 
50g de queijo parmesão ralado
6 a 8 unidades médias de castanha do Brasil (50g)
6 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo
Lave bem a abobrinha e rale do lado grosso. Reserve. Após, coloque 5 litros de água em uma panela e leve para ferver. Adicione uma pequena quantidade de sal e o penne e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos ou até a massa ficar al dente. Escorra e volte à panela com a abobrinha. Reserve. 

Faça o pesto. Coloque no Liquidificador Expressionist BLP50, o tomate seco, o alho, o queijo parmesão, a castanha do Brasil e o azeite. Bata por cerca de 2 minutos. Caso queira uma consistência mais liquida, acrescente mais azeite. Aqueça a pasta com a abobrinha e o pesto e sirva. 


Terrine de Espinafre, salmão e cogumelos
Esta receita é ideal para servir como prato principal, com os benefícios do ômega-3 contidos no peixe e os atributos nutricionais do espinafre e dos cogumelos. Já o espinafre é fonte de ácido fólico, importante para o bom funcionamento das células, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares. 

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos

Ingredientes
1 maço de espinafre
3 ovos
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher (chá) de sal

Recheio
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
400g de salmão fresco, em cubos médios
1 xícara (chá) de cogumelos Paris frescos picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de preparo
Retire as folhas do espinafre, lave bem e coloque em uma panela. Regue com 2 colheres (sopa) de água e cozinhe com a panela tampada por cerca de 5 minutos. Retire, escorra bem e reserve. Coloque no Liquidificador Expressionist BLP50 os ovos, o creme de leite, o amido de milho, a noz moscada, o sal e o espinafre reservado. Bata por 2 minutos e reserve.

Refogue a cebola no azeite até amaciar e junte o salmão, os cogumelos e o sal. Mexa e refogue por cerca de 2 minutos ou até que o salmão comece a perder a cor rosada. Adicione a cebolinha verde e coloque no fundo de uma forma refratária média untada com azeite. Por cima, despeje a mistura de espinafre. Leve ao forno médio (200◦C), por cerca de 30 minutos e sirva.


Cheesecake em taças com morangos e farofa de castanha de caju 
A nutricionista preparou esta receita que é feita com açúcar demerara, um tipo de açúcar obtido a partir da cana de açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. A castanha de caju contém gorduras monoinsaturadas que incluem o ácido oleico e antioxidantes, ajudando a promover uma boa saúde. O magnésio do caju e as frutas vermelhas podem ajudar no controle da pressão arterial.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Ingredientes
300g de cream cheese light
½ xícara (chá) de açúcar demerara
1 caixinha de creme de leite light (200g)
½ xícara (chá) de suco de limão
2 xícaras (chá) de morangos picados

Farofa
75g de castanha de caju
1 xícara (chá) rasa de flocos de amaranto (80g)
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 pitada de canela em pó

Modo de Preparo
Coloque o cream cheese no copo do Mixer Expressionist IBP50 e adicione o açúcar demerara, o creme de leite, a essência de baunilha e o limão. Bata até ficar um creme. 
Faça a farofa. Coloque a castanha de caju, os flocos de amaranto, o açúcar demerara e a canela em pó no copo do mini processador do mixer e bata até ficar uma farofa. 

Montagem: distribua o creme em 6 tacinhas de vidro transparente de sua preferência. Por cima, distribua os morangos cortados em fatias. Enfeite com a farofa e sirva gelado.

{# Taboola Newsroom #}