AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Fique atento!

Doenças respiratórias: 8 dicas para prevenir crises alérgicas em dias frios e secos

Especialista alerta para o uso do ar-condicionado e a proliferação de ácaros

Da Redação Publicado em 08/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hepner/Unsplash
Hepner/Unsplash

O outono é considerado a estação das alergias e doenças respiratórias, isso porque a mudança climática, comum dessa época, e o tempo seco favorecem a propagação de ácaros e vírus, causando desconfortos que vão desde espirros e tosses a secreções nasais e conjuntivite, sintomas presentes em 30% da população brasileira que, segundo a Organização Mundial da Saúde, convive com algum tipo de alergia.

No início de maio, a Fundação Oswaldo Cruz acendeu o alerta para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), já que 14 estados registraram o aumento de diagnósticos de doenças respiratórias. Para o otorrinolaringologista José Netto, a ingestão de alimentos quentes em dias frios desenvolve quadros inflamatórios. “As pessoas também tendem a tomar menos água nesses dias, o que diminui os mecanismos de defesa do organismo”, complementa o especialista.

Pensando nisso, o médico ensina 8 dicas aos leitores da Ana Maria Digital para prevenir crises alérgicas em dias frios e secos e que também auxiliam a evitar o surgimento de doenças respiratórias que tem como principal vilão o ar-condicionado. “As aglomerações e locais fechados potencializam o contágio, mas o uso do ar-condicionado diminui a umidade relativa do ar, deixando o ambiente ainda mais seco”, alerta.

1 – Evite o uso do ar-condicionado: Quanto mais se utiliza o ar-condicionado para deixar o ambiente frio, menos umidade estará presente no ar do local, o que pode causar danos a mucosa nasal. O ideal é usar o aparelho a partir da temperatura 23°C.

2- Coloque lençóis e colchão em contato com o sol sempre que possível: O calor elimina boa parte dos ácaros, que são os maiores causadores de rinite alérgica.

3 - Afaste a cama da parede: Geralmente nesses locais existe a proliferação de fungos que frequentam nossas fossas nasais, desencadeando crises de rinite. 

4 - Utilize acaricidas em sofás e roupas: Estes sprays, facilmente encontrados no mercado, podem reduzir consideravelmente a presença de ácaros em tecidos que, durante o frio, temos mais contato.

5 - Realize lavagem nasal com solução fisiológica 0,9%: Além de ser uma maneira eficaz e rápida de limpar secreções, também previne doenças e facilita a respiração. Em épocas frias, essa ação remove boa parte dos causadores de alergia das mucosas nasais.

6 - Evite o consumo de alimentos derivados do leite: Estes alimentos exercem efeitos inflamatórios, estimulando crises que ainda estão no início.

7 - Substitua cobertores de lã por edredons: Dessa maneira é possível evitar a proliferação de ácaros 

8 - Aumente a ingestão de água e sucos: Às vezes, em épocas frias, bebemos menos água e isso pode diminuir a espessura da mucosa nasal. Ingerir muita água evita a perda deste importante mecanismo de defesa do nariz.