AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dores no corpo? Veja os melhores exercícios compensatórios para o trabalho

Nossa colunista, Bianca Vilela, ensina como aliviar as tensões durante o expediente

*Bianca Vilela Publicado em 07/01/2021, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Importante lembrar que devemos estar muito atentos ao nosso corpo - StartupStockPhotos/Pixabay
Importante lembrar que devemos estar muito atentos ao nosso corpo - StartupStockPhotos/Pixabay

O ano de 2020 acabou e, com ele, aprendemos muita coisa, não é mesmo? A mudança brusca na rotina das pessoas fez com que milhões de trabalhadores se adequassem ao que ficou conhecido como home office

Antigamente, trabalhar em casa era um privilégio para poucas pessoas. Quando se falava nisso, imaginávamos cenários bem diferentes da nossa realidade: era um executivo na casa de praia, ou aquele programador que trabalhava num canto escuro da casa.

Inicialmente, muitos se viraram trazendo o notebook para a residência (e vários outros itens que ficavam só no escritório), pegando a cadeira da mesa de jantar e montando a estação de trabalho. Foi assim que grande parte do pessoal se virou. 

Mas o cenário mundial mostra que o escritório de casa pode ser tornar permanente. É claro que não temos certeza de nada, mas desde o início da pandemia no Brasil até a data de hoje, vários meses se passaram e não podemos mais ficar no improviso.

Devo lembrar que é importante estarmos muito atentos ao nosso corpo, já que um dos grandes inimigos da produtividade e da saúde é a falta de consciência corporal. A curto prazo, começam a aparecer aquela dorzinha chata. A médio, começam a desenvolver os desvios posturais. Já a longo prazo, os problemas mais sérios como hérnias de disco e o desalinhamento das vértebras da coluna.

Para ajudar você a prevenir esses problemas, quero repassar algumas dicas que sempre venho falando para vocês. Preparei uma lista com dicas e, abaixo, alguns exercícios chaves para você colocar na rotina. Confira!

DICAS PARA ADEQUAR SEU CORPO E SEU ESPAÇO DE TRABALHO 

  • Sentar com as pernas paralelas às pernas da cadeira, joelhos flexionados em 90 graus e com os pés plantados no chão;
  • Ombros e o pescoço devem se manter relaxados. Olhar sempre para o horizonte e não para baixo!
  • O teclado precisa ficar diretamente à frente do corpo, sem que qualquer parte do seu corpo esteja retorcida; 
  • O monitor do computador deve ser ajustado para que ele fique alinhado na direção dos olhos. Fica fácil pensar na distância entre seus olhos e o monitor: o tamanho do seu braço (45 a 70 cm).

EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS, NA PRÁTICA!
Na semana passada, falamos sobre os exercícios de aquecimento e esta semana será a vez dos meus preferidos: os compensatórios. Alguém já te falou sobre isso? Eles reduzem consideravelmente o número de lesões relacionadas ao trabalho e devem ser feitos no meio da jornada (após o almoço, por exemplo).

Depois longas horas de trabalho, o corpo começa a apresentar mais do que sinais de cansaço comece a incomodar ou doer. Neste momento, é importante parar por um período de pelo menos 10  minutos e fazer exercícios de alongamento para aliviar o estresse muscular e até mesmo o mental. 

Essa parada no meio do dia renova as energias para o restante do expediente, e aí que entra a ginástica funcional compensatória,  pois ela trabalha com atividades que podem ser feitas no ambiente de trabalho para evitar os danos para a saúde e melhorar a produtividade.

Quer começar hoje mesmo? Conheça os 3 exercícios e realize pelo menos 15 repetições de cada.

1 - Olhar para cima
bianca

2 – Remada bilateral
bianca

3 - Espreguiçar (elevar os 2 braços)
bianca

Também não deixe de conferir nosso vídeo no Instagram e no Facebook da AnaMaria!! Vamos fazer juntos esta sequência?

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial