AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Exaustão física e mental: Veja como tratar a Síndrome de Burnout

Saiba mais sobre a doença que pode levar ao esgotamento do indivíduo

Redação Publicado em 12/05/2022, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

A Síndrome de Burnout é uma doença que pode levar ao esgotamento físico e mental de trabalhadores formais e informais, estudantes e também donas de casa. 

O termo foi criado pelo psicanalista Hebert Freudenberg, um dos primeiros estudiosos a falar sobre os sintomas da exaustão profissional. Em 1974, o especialista ficou doente após trabalhar 12 horas por dia em uma clínica de reabilitação que atendia cerca de 10 usuários de drogas por hora. 

Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), no Brasil cerca de 30% de mais de 100 milhões de trabalhadores são afetados pela doença.  

O tratamento da Síndrome de Burnout deve ser prescrito por um médico especializado e cada caso requer um tipo de tratamento. 

Contudo, em geral existem algumas medidas que podem ajudar no tratamento, como praticar o autocuidado, se impor limites, manter hábitos saudáveis e equilibrar trabalho e vida pessoal. Além disso, é importante evitar o consumo de álcool, açúcar em excesso, tabaco, entre outras drogas. 

Para saber mais sobre a Síndrome de Burnout, ouça o podcast oficial da AnaMaria, disponível nas principais plataformas de áudio. 

Para conferir outros episódios exclusivos semanalmente, confira aqui!

Ouça o episódio: