AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Por que o explante de silicone, feito por Virginia Cavendish, está na moda?

Virginia Cavendish, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli realizaram o explante de silicone, mas por que está sendo feito com tanta frequência?

Por que o explante de silicone, feito por Virginia Cavendish, está na moda? - Reprodução/Instagram
Por que o explante de silicone, feito por Virginia Cavendish, está na moda? - Reprodução/Instagram

Virginia Cavendish entrou para o movimento, bastante recorrente nos últimos anos, do explante de silicone. Por um lado, não é nenhuma surpresa, já que a lista de famosas que aderiram à prática, entre 2020 e 2023, inclui: Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Evelyn Regly, Rafa Brites, Isabeli Fontana e muitas outras.

As razões, por outro lado, são variadas. No caso da atriz, a remoção foi motivada pela insatisfação com os próprios seios, após a segunda operação, que aconteceu 11 anos depois do primeiro implante de silicone. "Não me importei se algum dia precisaria operar outra vez. Nessa época, era realmente uma moda", compartilhou nas redes sociais, na última terça-feira (9).

"Nessa minha primeira operação, o silicone aumentou o tamanho dos meus seios. Percebi pelas roupas, mas me acostumei em seguida. E não me incomodava esse pequeno aumento", continuou a escrever. Ela também revelou que esse desejo já vinha sendo fomentado há nove anos e finalmente conseguiu realizá-lo há um mês.

Silicone atrapalha a amamentação? Conheça mitos e verdades!

"Sem ainda pensar muito, onze anos depois, resolvi trocar, fazer outra operação, dessa vez com um outro médico. O silicone pesou e eu não estava satisfeita com os meus seios. Sim, eles pesam", disse. "Eu fui percebendo aos poucos, só na minha primeira filmagem depois da troca que eu pude ver realmente que tinha aumentado bastante e fiquei muito incomodada", completou.

Apesar de ter retirado a prótese por um problema relacionado à autoestima, como a própria artista mencionou, Cavendish também utilizou o momento para explicar os perigos que o material pode causar: "Hoje em dia, é sabido que diversas doenças autoimunes surgem através do gatilho de um corpo estranho dentro da gente. O silicone é um corpo estranho."

Você sabe como escolher um cirurgião plástico qualificado?

POR QUE O EXPLANTE DE SILICONE É REALIZADO?

explante de silicone
Por que o explante de silicone é feito com tanta frequência? - Reprodução/Instagram

Todas as etapas pelas quais a estrela de 'O Auto da Compadecida' (2000) teve que passar - desde o implante até a remoção - são mais comuns (e perigosas) do que parecem. Apesar de, em muitos casos, ajudar mulheres, a inserção de próteses mamárias pode estar associada a algumas complicações e, por isso, é retirada com certa frequência.

“Pode ser realizada apenas por questões estéticas, mas tem sido muito procurada por pacientes que apresentam complicações relacionadas ao implante de silicone”, comenta o cirurgião plástico Fernando Amato à AnaMaria.

Dá para remover? Veja mitos e verdades sobre tattoos e piercings!

O especialista conta que a contratura capsular está entre as complicações mais comuns: “Os sintomas podem incluir dor, alteração no formato, sensação de rigidez e alteração da sensibilidade das mamas." O médico ainda explica que o tempo de uso do implante e a qualidade do material utilizado podem estar relacionados.

"Outros aspectos mais graves são a presença de infecção, complicações pós-operatórias como hematomas, seromas, trauma cirúrgico intenso (mastectomia), ruptura do implante e até mesmo a radioterapia nos casos de reconstrução mamária pós câncer de mama”, avalia o profissional.

De acordo com Fernando, medicamentos para aliviar a dor e fisioterapia para ajudar a alongar o tecido cicatricial podem ajudar no tratamento da contratura capsular. "Mas, em geral, a conduta final é cirúrgica, podendo ser feito apenas o explante de silicone ou a substituição da prótese mamária", ele esclarece.

Botox, preenchimento facial, lifting? Conheça os principais procedimentos estéticos para o rosto!