AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fevereiro Laranja: Juntos pela conscientização e apoio no combate à leucemia

O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN) apoia e acolhe pacientes na luta contra o câncer

Da Redação Publicado em 11/02/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e apoio no combate à leucemia - Freepik
Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e apoio no combate à leucemia - Freepik

No mês de fevereiro, a cor laranja simboliza a conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue e prejudica o sistema imunológico do corpo. A leucemia pode se manifestar de diferentes formas, sendo mais comum em crianças e adultos mais velhos.

Os sintomas da leucemia podem variar, mas geralmente incluem fadiga, fraqueza, febre recorrente, perda de peso inexplicável, dor óssea, inchaço dos gânglios linfáticos, entre outros. Já o tratamento para a leucemia depende do tipo e estágio da doença, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e transplante de células-tronco. O diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado são essenciais para melhorar as chances de recuperação e qualidade de vida dos pacientes.

Durante o Fevereiro Laranja, é importante aumentar a conscientização sobre a leucemia, promover a educação sobre os sintomas e incentivar a busca por ajuda médica precoce para um melhor prognóstico. Com mais de 10 mil casos previstos de leucemia no Brasil de 2020 a 2022, o Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN) reforça as atividades para informar, apoiar e acolher aqueles que enfrentam essa batalha.

No mês dedicado à conscientização sobre a leucemia, o centro se torna um refúgio fundamental para muitos. Andreia Melo, gerente do CECAN, destaca a atenção a essa data. "O Fevereiro Laranja é um período fundamental para unirmos esforços na informação e sensibilização. No CECAN, a nossa missão é oferecer suporte integral, com atividades que promovam o bem-estar emocional e social dos pacientes”, explica.

Além de práticas integrativas, o CECAN também proporciona atividades como artesanato, música e aulas de línguas estrangeiras, contribuindo para a construção de um ambiente de apoio e solidariedade. Neste Fevereiro Laranja, a instituição fortalece o compromisso de enfrentar também este tipo de câncer e proporcionar cuidado integral aos pacientes.