AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fones de ouvido: Saiba quais são os riscos que o dispositivo traz à audição

Uso incorreto de fones de ouvido pode comprometer a saúde de crianças e jovens

Karla Precioso Publicado em 12/03/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usar fones de ouvido em excesso traz riscos à saúde; entenda - Jair Medina/Unsplash
Usar fones de ouvido em excesso traz riscos à saúde; entenda - Jair Medina/Unsplash

Durante a pandemia, os equipamentos eletrônicos viraram verdadeiros salva-vidas. A grande questão é que, para utilização dessas tecnologias, a maioria dos jovens adotou um grande aliado: os fones de ouvido.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada quatro pessoas viverá com algum grau de perda auditiva até 2050, tudo pelos novos hábitos. E, ao mesmo tempo que os fones de ouvido são um ótimo aliado, eles também podem trazer sérios riscos à saúde.

CONSEQUÊNCIAS

Ao contrário do que muita gente pensa, as consequências para o uso excessivo de fones de ouvido são extensas e podem, inclusive, serem imediatas.

“Por conta disso, é importante perceber alguns sinais que possam demonstrar esse distúrbio em crianças e jovens. Dentre eles, a dificuldade de compreender palavras, especialmente na presença de ruídos, baixo desempenho escolar, audição com zumbidos sem razão aparente e dificuldade de concentração”, afirma Fernando Balsalobre, otorrinolaringologista especialista nas doenças do ouvido.

COMO SE CUIDAR?

O mais indicado é fazer a limpeza frequente dos fones de ouvido com um pano macio ou papel higiênico e um pouco de álcool, assim você removerá a sujeira visível e invisível acumulada. “Dessa forma, podemos evitar contaminação e eventuais infecções que o compartilhamento desses dispositivos possam causar”, ressalta o especialista.

E ele completa: “Caso seu ouvido esteja dolorido, interrompa o uso do fone e procure ajuda com um otorrinolaringologista. Pequenas lesões causadas principalmente pelos fones de inserção acabam funcionando como porta de entrada para bactérias, causando infecções dos ouvidos”.

HEADPHONES OU EAR-BUDS?

Do ponto de vista clínico, os headphones (em formato de concha) são mais indicados do que os intra-auriculares (ear-buds), uma vez que o som chega um pouco mais distante da membrana do tímpano. Além disso, é importante não compartilhar nenhum tipo de fone de ouvido com ninguém, uma vez que se trata de dispositivo individual.

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

Uma das coisas importantes a serem consideradas ao usar fones de ouvido é que eles são ajustados para um volume máximo de 105 a 110 decibéis. “Se o volume está acima dos 60% do máximo da potência do equipamento, o som está provavelmente muito alto (vários aparelhos permitem que você ajuste as configurações para que haja um limite no volume máximo)”.

“Além disso, use os fones de ouvido por, no máximo, quatro horas por dia, fazendo intervalos regulares. Por exemplo, a cada hora, faça pelo menos 15 minutos de descanso sem eles. E não menos importante, garanta a ventilação dos canais auditivos, durante esse tempo. Sim, eles também precisam respirar, já que a umidade provocada pelo abafamento pode levar a infecções e otites”, finaliza o especialista.