AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

José Loreto, Neymar e Caio Afiune: o que é a lesão no quinto metatarso, afinal?

Lesão no quinto metatarso voltou a gerar dúvidas após acidente de José Loreto; entenda

Ortopedista com especialização em pés esclareceu questões à AnaMaria Digital - Reprodução/Instagram e Freepik
Ortopedista com especialização em pés esclareceu questões à AnaMaria Digital - Reprodução/Instagram e Freepik

José Loreto, Neymar Jr. e Caio Afiune têm uma característica em comum quem poucos imaginam – todos já sofreram lesões no quinto metatarso! Mas, afinal, o que quer dizer a condição que ganha as manchetes de tempos em tempos? Por que ela é tão comum e como se proteger?

O caso mais recente entre os famoso foi o de José Loreto. No início do mês, o ator foi submetido a uma cirurgia de emergência após um acidente durante as gravações de uma nova série – o que levantou preocupações sobre o assunto novamente.

Ele se pronunciou nas redes sociais: "Estou fazendo um jogador de futebol na série, quebrei o quinto metatarso. Lesão do Neymar, jogador caro. A cirurgia foi indicação do médico, fiz, estou ótimo, ficou perfeito”, garantiu.

A partir disso, AnaMaria Digital conversou com a ortopedista Tania Szejnfeld Mann, que é especialista em tornozelos, pés e doenças do ossos, para entender a fratura no quinto metatarso de uma vez por todas. Saiba mais!

O QUE É?

Tania Szejnfeld Mann explica que os metatarsos são cinco ossos localizados no antepé (parte anterior aos dedos). “Pelos metatarsos passa a carga da parte da frente do pé”, complementa.

POR QUE AS LESÕES SÃO TÃO COMUNS?

Segundo a médica, a fratura do 5° metatarso são mais comuns, pois estão associadas a entrose dos tornozelos, uma vez que a fáscia plantar e o tendão estão inseridos na base do osso.

“Quando a pessoa torce o pé, estas estruturas não esticam e acabam puxando um fragmento do osso”, completa Tania, em menção às lesões enfrentadas pelos famosos durante a prática de atividades físicas.

SINTOMAS E TRATAMENTO

Alguns dos sinais de que a pessoa fraturou o 5° metatarso são: dor na borda lateral do pé, inchaço e dificuldade de caminhar após sofrer uma entorse do tornozelo. No entanto, apenas a avaliação médica e exames de raio-x poderão confirmar o diagnóstico.

Após isso, os tratamentos mais comuns são o uso de botas ou sandálias ortopédicas (como Caio Afiune). Acontece que nem todos os casos se resolvem tão facilmente (a exemplo de José Loreto e Neymar Jr.).

“Em alguns deles, a fratura acontece numa zona de pior circulação de sangue, chamada zona II. Sendo assim, é necessária a realização de cirurgia de alto risco para não consolidar”, alerta a ortopedista.

CIRURGIA E PÓS-CIRÚRGICO

Quanto à operação, Tania explica: “A cirurgia é feita com uso de parafuso ou placas e imobilização entre 4 a 6 semanas” – deixando claro que o período de recuperação varia de caso para caso.

Citando José Loreto novamente, o ator revelou que está realizando sessões de fisioterapia para voltar às gravações normalmente. Ao que a médica apoia: “A fisioterapia tem o objetivo de melhorar a dor, a força, a função e a qualidade de vida dos pacientes”.