AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Tragédia

Jovem tem crise alérgica e morre após usar colher de chá errada

Alérgica a proteína do leite, jovem veio a óbito após usar a colher que continha resquícios do alimento

Da Redação Publicado em 30/01/2023, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Craig McKinnon e Jess Prinsloo estavam viajando quando ela usou uma colher contaminada com leite. - Reprodução/Redes Sociais
Craig McKinnon e Jess Prinsloo estavam viajando quando ela usou uma colher contaminada com leite. - Reprodução/Redes Sociais

Craig McKinnon e Jess Prinsloo viajavam pela África do Sul quando ele decidiu propor a namorada em noivado. Após celebrarem o momento romântico, o casal foi até a casa da mãe de Jess, onde ela aceitou um chá. Um episódio banal tornou-se uma tragédia quando, ao mexer a bebida, a executiva de marketing usou uma colher que tinha resquícios de leite. Alérgica a proteína do alimento, ela teve uma crise alérgica, que levou a um choque anafilático. Jess acabou morrendo.

Segundo a alergista e imunologista Brianna Nicolletti, médica do Hospital Israelita Albert Einstein, a alergia à proteína do leite ocorre quando há uma desregulação do sistema imunológico e o organismo passa a entender a estrutura do alimento como alergênica, o que por sua vez gera um processo inflamatório no corpo.

Essa resposta alérgica costuma ocorrer poucas horas após a pessoa ingerir o alimento que causou o descompasso no organismo. E vale lembrar que ela não está relacionada à quantidade do produto que foi ingerido, portanto, ele não pode ser consumido nem em pequenas doses. Como aconteceu com Jess, até mesmo utensílios com pouquíssimo leite podem desencadear o quadro alérgico.

“Além disso, a pessoa pode desenvolver alergia em qualquer idade, mesmo já tendo ingerido (inclusive por muito tempo) o alimento e não ter tido nenhuma reação, pois o sistema imune está em constante transformação”, completa a especialista.

PRINCIPAIS SINTOMAS DE REAÇÃO ALÉRGICA

  • Urticária (manchas, bolinhas ou placas vermelhas pelo corpo);
  • Coceira no corpo todo;
  • Inchaços de lábios, língua e pálpebras;
  • Vômito;
  • Diarreia acompanhada de dor abdominal;
  • Tosse;
  • Chiado no peito e/ou falta de ar;
  • Desmaio.

Em casos mais graves, pode ocorrer ainda o edema da glote. Ele é mais comum quando há choque anafilático, como aconteceu com Jess. Nessa situação, a médica reforça: “É um quadro gravíssimo, que deve ser tratado prontamente com adrenalina intramuscular (não adianta corticoides e antialérgicos). Em outras palavras, é necessário tratamento especializado e imediato, com risco de vida.”