AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mau hálito: Entenda as causas do problema, que afeta 30% da população

O problema é 90% de origem bucal e mascar chicletes ou usar enxaguante não resolve a condição; saiba o que fazer

Você sabia que aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose, o nome técnico do mau hálito? Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, conforme a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) a taxa é de 30% da população (quase 60 milhões de brasileiros).

Cerca de 90% das causas do problema são da boca, ocasionados por gengivite ou periodontite, a saburra lingual (língua branca), cáries e a má higiene. A falta de ingestão de água; o consumo de alimentos, como alho e cebola; alterações hormonais (menstruação); uso de medicamentos; e até mesmo dietas alimentares podem contribuir para o problema. 

“Muitas pessoas tentam usar chicletes ou enxaguantes para mascarar o odor, mas não vai adiantar, pois precisamos diagnosticar a causa. E só um dentista pode fazer isso”, explica Priscila Almeida (CRO- SP 143226) cirurgiã-dentista, da Odontologia Almeida.

COMO CUIDAR?

Sobre os tratamentos, Priscila Almeida conta que vão variar: “Pode ser necessário mudar a alimentação, ingerir mais água, ir ao dentista fazer uma limpeza, tratar a gengivite e/ou remover as cáries. Em alguns casos, até a abordagem multidisciplinar é indicada, principalmente quando envolve o uso de medicação e alterações hormonais.”

Após o diagnóstico e tratamento, a dentista orienta a continuar a higiene em casa. “ Reforce a escovação após as refeições, sempre usando uma escova macia e o fio dental. Raspar a língua também contribui para manter a boca saudável”, conclui.