AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulher e brasileira: quem é Carolina Nocetti, médica que vem desvendando a Cannabis

Carolina Nocetti é a primeira médica com experiência internacional em consultoria técnica e aplicações clínicas de Cannabis no Brasil

por Marcela Almeida

malmeida@caras.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A médica Carolina Nocetti se dedica à pesquisas sobre o uso medicinal da Cannabis - Foto: Divulgação
A médica Carolina Nocetti se dedica à pesquisas sobre o uso medicinal da Cannabis - Foto: Divulgação

Carolina Nocetti é uma médica que descobriu que o corpo humano possui um sistema fisiológico, denominado por Sistema Endocanabinoide, que produz moléculas muito similares às principais moléculas da planta e que seu uso apresentava mortalidade zero. Dessa forma,a mulher brasileira iniciou sua trajetória de pesquisa que vem desvendando a Cannabis no uso medicinal.

Ela é conhecida pela democratização da medicina humanizada e integrativa. Carolina Nocetti é a primeira médica com experiência internacional em consultoria técnica e aplicações clínicas de Cannabis no Brasil.

Carolina trabalhou como consultora técnica de uma empresa brasileira que facilita o acesso à Cannabis para fins terapêuticos no Brasil, e em 2019 a empresa foi convidada e selecionada para participar de um programa de scale-up global do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) &Impact Hub. Hoje ela trabalha em Portugal e no Brasil, se dedicando a sua clínica especializada na terapêutica canabinoide.

Após sua formação no Brasil, em 2013, ela iniciou estudos nos Estados Unidos e descobriu que a planta Cannabis é usada milenarmente para diferentes indicações. A brasileira ainda descobriu que o corpo humano possui um sistema fisiológico, denominado por Sistema Endocanabinoide que produz moléculas muito similares às principais moléculas da planta e que seu uso nunca matou ninguém. Foi então que iniciou sua jornada de estudos sobre o uso da Cannabis par fins medicinais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), pelo menos 37% da população brasileira, sentem dor de forma crônica, uma das indicações para o uso de Cannabis para fins medicinais. Para a profissional da saúde, estes e outros pacientes com diagnóstico de doenças como a depressão e ansiedade poderiam ter acesso a uma terapia mais segura do que os tratamentos convencionais disponíveis, já que são vistos os expressivos resultados já comprovados em pesquisas e publicações internacionais e nenhum relato de morte por uso de Cannabis.

Atualmente, há casos de pacientes com uma média de 1200 crises convulsivas por mês e que após utilizar o óleo de Cannabis, passaram a ter entre 2 e 3. De acordo com estudos, o mesmo padrão de melhora pode ser visto em diversas indicações como doença de Alzheimer, dor e dependência química.