AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / TRATAMENTO

O que é ozonioterapia? Conheça o método usado para saúde e estética

Ozonioterapia é um método que auxilia no tratamento de lesões, mas também é muito procurado para fins estéticos, já que ajuda na redução de medidas

Da Redação Publicado em 04/04/2023, às 11h40 - Atualizado às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ozonioterapia auxilia em tratamentos para a saúde e estética - Foto: Divulgação/Freepik
Ozonioterapia auxilia em tratamentos para a saúde e estética - Foto: Divulgação/Freepik

Ozonioterapia é um método que trás benefícios estéticos, mas também pode auxiliar no tratamento de feridas e lesões. O ozônio tem alto poder anti-inflamatório, que diminui o processo oxidativo. O procedimento pode ser realizado para a redução de medidas, pois atua na quebra de medidas no corpo. Além disso, pode ajudar a tratar úlceras, queimaduras e outras lesões.

O métododa ozonioterapia promove a redução de carga microbiana e a limpeza local. Além de aumentar a formação de vasos sanguíneos, o que modula a resposta inflamatória e imunológica e também estimula a formação de matriz extracelular. O conjunto de cada ação otimiza a oferta de nutrientes para o tecido, potencializando a ação do sistema imune e contribuindo para a multiplicação celular e mantêm a carga microbiana controlada, fazendo com que a cicatrização ocorra rapidamente.

"Além disso a ozonioterapia se mostra uma eficaz alternativa no tratamento de diversas lesões, tais como úlceras em pés diabéticos, úlceras varicosas, queimaduras, lesões extensas com perda tecidual, dentre outras lesões por causas variadas que comprometem a integridade da pele", afirma a Dra. Gilvania Santos.

O serviço deve contar com um profissional habilitado pela SoBEnFeE (Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética) oferecendo segurança e qualidade nas condutas, além de um amplo conhecimento técnico das diversas opções terapêuticas para cicatrização.

Gilvania Santos
A Dra. Gilvania Santos atua em tratamentos com ozonioterapia (Foto: Divulgação)

O ozônio também é utilizado na estética, já que possui grande aplicabilidade e bons resultados. "Por ser um agente anti-inflamatório, que atribui uma ação hidrofílica, logo, ajudando na oxigenação do tecido e melhorando a circulação no local, ele auxilia na redução de medidas e atua com a quebra de gordura no corpo", declara a enfermeira estética.

Antes e depois do tratamento com ozonioterapia
Resultados do tratamento com ozonioterapia para estética (Foto: Divulgação)

Algumas das formas que o ozônio pode ser utilizado na estética são: tratamento de acne, diminuição de flacidez da pele, redução de medidas, eliminação de celulites, tratamento de estrias e gordura localizada e envelhecimento tegumentar.

"As principais formas de utilização da ozonioterapia na estética são: em forma de vapor, água ozonizada, óleos, administração intradérmica, subcutânea, intramuscular e vias sistêmicas. Todas essas vias têm ações anti-inflamatórias, antioxidantes, bactericidas, fungicidas e antivirais", conclui ela.