AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que é Tetralogia de Fallot? Entenda a condição rara que afeta filho de Cristiano

Entenda o que é Tetralogia de Fallot, condição congênita rara que afeta o coração

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 20/11/2023, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é Tetralogia de Fallot? Entenda a condição rara que afeta filho de Cristiano - Reprodução/Instagram
O que é Tetralogia de Fallot? Entenda a condição rara que afeta filho de Cristiano - Reprodução/Instagram

O cantor Cristiano, conhecido por sua parceria com Zé Neto, compartilhou nas redes sociais a jornada desafiadora de seu filho Miguel, de apenas 5 meses, que enfrentará uma cirurgia cardíaca delicada devido à Tetralogia de Fallot. Essa condição cardíaca congênita, que afeta quatro partes cruciais do coração, ilustra os obstáculos que famílias enfrentam ao lidar com diagnósticos raros. Vamos explorar mais sobre a Tetralogia de Fallot e a importância da conscientização sobre condições cardíacas em recém-nascidos.

O QUE É A TETRALOGIA DE FALLOT?

A Tetralogia de Fallot é uma condição médica congênita rara que afeta o coração, sendo caracterizada por quatro anomalias distintas no órgão. Essa condição recebeu esse nome em homenagem ao médico francês Étienne-Louis Arthur Fallot, que a descreveu pela primeira vez no século XIX. Essas quatro características principais são:

  • Estenose pulmonar: O canal que leva o sangue do coração para os pulmões é estreitado, dificultando o fluxo sanguíneo.
  • Hipertrofia do ventrículo direito: O ventrículo direito, responsável por bombear sangue para os pulmões, fica mais espesso devido ao esforço adicional necessário para vencer a estenose pulmonar.
  • Defeito no septo ventricular: Existe um buraco no septo (a parede) que separa os dois ventrículos do coração, permitindo a mistura de sangue oxigenado e desoxigenado.
  • Sobreposição da aorta: A aorta, a principal artéria que transporta sangue do coração para o resto do corpo, está deslocada para a direita e acima do septo ventricular.

Essas anomalias combinadas podem levar a uma circulação sanguínea inadequada, resultando em uma menor oxigenação do sangue. Os sintomas podem variar, mas incluem falta de ar, cianose (coloração azulada da pele devido à falta de oxigênio), fadiga e desmaios.

O tratamento geralmente envolve intervenção cirúrgica para corrigir as anomalias cardíacas. Em muitos casos, os pacientes podem levar vidas ativas e saudáveis após a cirurgia. Acompanhamento médico regular é crucial para monitorar o desenvolvimento do paciente e garantir intervenções adicionais, se necessário.

O caso de Miguel, filho de Cristiano, destaca a importância da conscientização sobre condições médicas raras e a necessidade de apoio emocional para as famílias que enfrentam esses desafios. O progresso médico e as intervenções cirúrgicas têm proporcionado uma qualidade de vida significativa para muitos pacientes com Tetralogia de Fallot.