AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que é vasectomia? Grávida, Shantal Verdelho revela que marido fará cirurgia

Esperando o terceiro filho, Shantal Verdelho contou que seu marido fará vasectomia; Saiba o que é e como funciona o procedimento

Saiba o que vasectomia, método escolhido por Shantal e Mateus Verdelho para evitar uma nova gestação - Reprodução/Instagram
Saiba o que vasectomia, método escolhido por Shantal e Mateus Verdelho para evitar uma nova gestação - Reprodução/Instagram

Grávida pela terceira vez, a influenciadora digital Shantal Verdelho revelou que não pretende ter mais filhos. Aos oito meses de gestação, ela contou que a gravidez não estava planejada para agora e que, buscando evitar novas surpresas, seu marido, o cantor Mateus Verdelho, fará uma cirurgia: "agora, é a vez dele", disse ao gshow. O procedimento é uma vasectomia e AnaMaria te explica como ele funciona, confira!

Mãe de Filippo, de 5 anos, e Domenica, de 2, ela contou sobre o planejamento familiar. "A gente entende que meu corpo já ofereceu tudo que tinha que oferecer para essa família. Tive uma gestação ectópica [quando o óvulo fecundado se desenvolve fora do útero]. Fiz cirurgia, tirei uma trompa. Vou ter três partos no total, amamentando três filhos. Então, agora, é a vez dele de fazer uma cirurgia para não poder mais ter filho", disse.

AFINAL, O QUE É A VASECTOMIA?

A vasectomia é um procedimento médico para homens que buscam evitar a gravidez de suas parceiras. Em alguns casos ela pode ser reversível.

Basicamente, a cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e que são conduzidos para os canais que saem na uretra, impedindo, assim, a fecundação, ou seja, a gestação.

O procedimento é rápido, leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade do paciente ser internado no hospital, já que pode ser realizado no próprio consultório médico. Durante o processo, que consiste na retirada de um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis, é aplicada uma anestesia local.

VIDA SEXUAL APÓS O PROCEDIMENTO

A vasectomia ainda encontra estigmas entre os homens, já que muitos se recusam a fazer a cirurgia por imaginar que ela possa impactar em seu desempenho sexual, o que não é verdade. O procedimento torna o homem estéril e não interfere na ereção ou na produção de hormônios masculinos.

Isso porque o corte feito na região apenas impede a passagem dos espermatozóides até a uretra, sem impactar na produção do sêmem, líquido produzido na próstata e na vesícula seminal que é eliminado durante a ejaculação. Ou seja, não há qualquer interferência no desempenho sexual.

Assim, a vasectomia é uma alternativa para casais que não querem ter filhos. Além de um método seguro para evitar a gravidez, ela torna desnecessário o uso de pílulas ou outros medicamentos, sendo ainda uma cirurgia bem mais simples que a laqueadura, a qual consiste em cortar ou ligar as trompas feminina.

Também, por meio da vasectomia, não é necessário interromper o ato sexual nos dias seguintes ao procedimento. Para isso, basta permanecer utilizando um método anticoncepcional por aproximadamente 60 dias, pois alguns espermatozóides podem continuar vivos dentro do canal.

Simone revela que fez laqueadura após nascimento de Zaya e fala sobre lipoaspiração